AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Sinais de vida no Campus do Crasto há milhares de anos dão origem a livro

Sociedade

Em 2003, investigadores da Universidade de Aveiro (UA) encontraram vestígios que indicavam poder ter existido, há milhares de anos, uma povoação na zona da Agra do Crasto, hoje campus da UA, referenciada por Alberto Souto na década de 40 do século passado. O resultado das escavações e prospeções arqueológicas realizadas está, agora, reunido no livro Agra do Crasto, uma coletânea de trabalhos arqueológicos e geofísicos. O livro é lançado dia 21 de junho, às 18h00, no Auditório Hélder Castanheira.

O lugar da Agra do Crasto, situado nos limites dos concelhos de Aveiro e de Ílhavo, na zona de expansão da Universidade de Aveiro, pode remontar ao tempo do Neolítico e do Calcolítico, de acordo com alguns investigadores. Nos anos de 2004 e 2005 foram realizadas escavações que sugeriam a existência de um antigo povoado pré-histórico naquele local e, ao longo das últimas duas décadas, a UA tem tido um importante papel no que diz respeito à descoberta e conservação deste local.

As escavações arqueológicas acompanhadas de trabalhos de prospeção geofísica têm sido realizadas para caracterização do local havendo, por isso, um grande conjunto de informação é agora disponibilizada e publicada neste livro online. Esta coletânea reúne relatórios técnicos e outros trabalhos, e tem como principais objetivos divulgar o conhecimento que existe sobre a história desta região e suscitar estudos aprofundados sobre a zona.

A Universidade tem, assim, o interesse científico e patrimonial de preservação e conservação deste lugar e lança agora esta coletânea com toda a informação que existe do local. O livro organiza-se em três secções: As Geociências e a Arqueologia, Intervenções Arqueológicas e A Agra do Crasto: notas para debate.

O e-book foi editado, através da Editora da Universidade de Aveiro, por António Manuel Silva, Investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto e do Centro de Arqueologia de Arouca, e também por Sérgio Gomes, Investigador no Centro de Estudos em Arqueologia.

A Universidade de Aveiro tem vindo a apostar no desenvolvimento de práticas sustentáveis e, por isso, este livro está disponível apenas em versão online, que pode ser descarregada de forma gratuita no Repositório Institucional da Universidade.

Programa do evento

No evento de lançamento estará presente Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, Gertrudes Branco, Investigadora Integrada do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, e António Manuel Silva. Durante a sessão será assinado, entre o Centro de Arqueologia de Arouca e a Universidade de Aveiro, um termo de depósito do espólio arqueológico da Agra do Crasto. A fechar a sessão haverá um debate, aberto ao público, moderado por Sérgio Gomes, Professor e Investigador da Universidade de Coimbra.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.