
“Nova” Avenida Lourenço Peixinho já foi inaugurada
Foram muitas as pessoas que fizeram questão de marcar presença na inauguração da obra de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e aproveitar a possibilidade de poderem circular ao longo de quase toda a sua extensão sem a habitual circulação automóvel – a iniciativa Open City tomou conta da principal artéria da cidade de Aveiro. Este sábado ficou, assim, oficialmente concluída a obra que pretendeu valorizar e rentabilizar os usos e a imagem da avenida.
Antes de descerrar a placa, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro fez um balanço muito positivo à intervenção realizada na Avenida Dr. Lourenço Peixinho. “O ganho que a avenida tem é muito grande em relação ao que tinha”, realçou, antes de notar que a “perfeição não existe”.
“É bom recordar que a avenida foi uma grande revolução quando foi construída. Isto era um campo e quando alguém teve a ousadia de fazer aqui uma avenida nova foi uma grande revolução”, enquadrou, reparando que “a mudança sempre incomoda”, mas é essencial para seguir em frente.
Ribau Esteves também não escondeu que a obra demorou mais tempo do que o previsto – o prazo inicial era de 16 meses, mas estendeu-se por três anos, em grande medida por conta da decisão de dividir a obra em oito fases. “Tentámos compatibilizar melhor a vida da avenida com a obra”, argumentou o edil, lembrando, ainda, o facto de a empreitada ter apanhado várias fases da pandemia.
A “nova” avenida resultou de um investimento no valor de 4.346.879 euros. A intervenção veio proporcionar passeios mais amplos, com larguras superiores a 5 metros em toda a sua extensão, e a redução das vias de circulação automóvel.