Retrato da autoria de Jorge Bacelar distinguido em concurso de fotografia

Créditos: Jorge Bacelar

 

 

 

Jorge Bacelar acaba de ver, mais uma vez, o seu trabalho distinguido. O fotógrafo-veterinário da Murtosa foi um dos premiados da 4ª edição do Concurso de Fotografia CENIE – Centro Internacional sobre o Envelhecimento, na categoria Olhares na Raia,  com o retrato de uma agricultora de Ovar (em cima) .

 

Nesta imagem que acaba de ser premiada, Jorge Bacelar apresenta-nos a dona Rosa, que se levanta “bem cedo, todos os dias, para cuidar dos animais da sua quinta” – importa não esquecer que as gentes da região permanecem a sua grande fonte de inspiração, vertida para fotografias de qualidade crua, como que pintadas, que mostram a relação próxima que o fotógrafo tem com as pessoas retratadas.

 

Participaram neste concurso 384 fotógrafos (profissionais e amadores) de 34 países, apresentando mais de 1750 fotografias. O Grande Prémio foi atribuído à fotógrafa argentina Mirta Zozula, com a sua fotografia ” A hora do café”.

 

Organizado pelo Centro Internacional sobre o Envelhecimento, o concurso tem como principal objetivo conseguir um novo olhar artístico e criativo sobre um dos fatores-chave derivados do crescimento contínuo da intergeracionalidade: as novas sociedades longevas, e faz parte do projeto Programa para uma sociedade longeva, aprovado no âmbito do Programa INTERREG V-A, Espanha-Portugal, POCTEP, 2014-2020, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Jorge Bacelar já ganhou vários prémios nacionais e internacionais, nomeadamente em competições da UNESCO e na World Photographic Cup. Nascido em 12 de junho de 1966, em Figueira de Castelo Rodrigo, mas a viver na região há mais de 20 anos,  continua a exercer a profissão que aprendeu na faculdade: veterinária. O culto pela fotografia continua a ser feito por entre a naturalidade de partos a gado e o tratamento de maleitas de outros animais, em currais ou em campo aberto.

Partilhar

Post a Comment