
Agora Aveiro promove Biblioteca Viva dedicada à comunidade LGBTQIA+
A associação Agora Aveiro promove, no próximo sábado, 3 de junho, mais uma edição da Biblioteca Viva. Desta vez, irão ouvir-se histórias de pessoas LGBTQI+ (sigla que representa as diversas minorias sexuais e identidade de género), criando um espaço de diálogo aberto e troca de experiências. A Biblioteca Viva vai decorrer no pátio da Misericórdia de Aveiro, das 16h00 às 18h00.
O conceito da Biblioteca Viva (“Human Library”) vem da Dinamarca e existe há mais de 20 anos. É um método muito simples e concreto para promover o diálogo, diminuir os preconceitos, quebrar estereótipos e melhorar a compreensão entre pessoas de diferentes idades, sexos, estilos de vida e background cultural.
A Biblioteca Viva parece mesmo uma biblioteca real, com “bibliotecários” (os voluntários da Agora Aveiro) e um catálogo de “títulos” (cada “livro” tem um título da sua história) entre os quais os participantes podem escolher. E depois é só – conversar – pois os “livros vivos” são “emprestados” para a conversa: cada leitor escolhe o seu livro. Por norma, cada conversa tem duração de aproximadamente 15 minutos.
Os “livros” são pessoas que têm consciência de pertencer a uma minoria sujeita a estereótipos e preconceitos. Com o desejo de destruir isso, essas pessoas colocam-se à disposição para discutir as próprias experiências e os próprios valores com os outros.
A participação é gratuita. O projeto das Bibliotecas Vivas conta com o apoio do programa Corpo Europeu de Solidariedade, através do projeto “Solidarity Superheroes”.