AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

UA: Paulo Jorge Ferreira toma posse para segundo mandato como reitor

Sociedade

Paulo Jorge Ferreira tomou hoje posse para segundo mandato como reitor da Universidade de Aveiro.

Na cerimónia de tomada de posse do reitor, que teve lugar no Auditório Renato Araújo, no Edifício Central e da Reitoria, o primeiro a usar da palavra foi o presidente do Conselho Geral.“Aveiro precisa de mais proximidade e interação com a universidade e a universidade precisa de saltar o muro, no sentido de sair do Campus, e ir para a cidade para, em conjunto, vencerem desafios e fazerem revoluções na maneira de ser, de estar, pensar e viver e ganharmos todos uma qualidade de vida ímpar que teríamos, depois, de saber consolidar”, afirmou António Oliveira, desafiando a academia “a mobilizar os seus investigadores para projetos locais e de proximidade, aproveitando as parcerias com o tecido empresarial local necessitado do apoio das muitas vertentes do saber da universidade de Aveiro, que vão muito além das tecnologias de ponta e que podem incluir o apoio à gestão, ao marketing e à imagem”.

Já o presidente da AAUAv – Associação Académica da Universidade de Aveiro – congratulou-se pelo facto de ter sido dada “voz à maior comunidade da UA, os estudantes”. Wilson Carmo felicitou o espírito “inconformista” e “irreverente” da academia que entende como “uma instituição de futuro”. O dirigente aproveitou para elogiar o trabalho realizado pela equipa reitoral cessante, desejando bom trabalho para aqueles que assumem funções para o mandato 2022-2026: “se olharmos para este Campus uno, conseguimos ver espelhada a visão arquitetónica de Renato Araújo. Que daqui por cinquenta anos, quando olharmos para a universidade de Aveiro e toda a sua envolvência, consigamos ver também espelhada a visão e o trabalho de Paulo Jorge Ferreira”.

Foi, precisamente, aos estudantes que Paulo Jorge Ferreira se dirigiu, nas primeiras palavras que conduziu à academia depois de tomar posse para o seu segundo mandato à frente dos destinos da UA: “São as gerações mais velhas que decidem o futuro, mas são as gerações mais novas que viverão nele. Por isso, ouvir os estudantes e envolvê-los nos processos de decisão é um ato simultâneo de justiça e lucidez”, disse o reitor, garantindo continuar “atento à voz dos estudantes”.

“Ao iniciar o primeiro mandato estávamos conscientes das dificuldades, mas nem sonhávamos o que o futuro nos reservava”, sublinha Paulo Jorge Ferreira, em jeito de balanço de um mandato profundamente afetado pela crise pandémica, reafirmando o que já tinha dito à Aveiro Mag, em dezembro de 2021: “É na adversidade que o valor de uma comunidade vem ao de cima”.

“Vivemos hoje um momento-chave no desenvolvimento da Universidade de Aveiro. O crescimento e a afirmação da internacionalização, da investigação e da cooperação, a transformação nos métodos de ensino e os novos públicos, com a transição da dimensão local para a dimensão global estão a mudar a universidade”, elenca o reitor da UA, concluindo que “gerir esse processo e preparar a universidade para o futuro e para as próximas gerações é o principal desafio que temos pela frente”.

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica, Paulo Jorge Ferreira é o oitavo reitor da história da Universidade de Aveiro e o primeiro ex-aluno da academia aveirense a assumir o cargo. À exceção de uma passagem pela Philips, em Eindhoven, nos Países Baixos, Paulo desenvolveu toda a sua carreira na UA. Foi assistente estagiário, depois assistente, passou a professor auxiliar e professor associado, até chegar, em fevereiro de 2002, a professor catedrático no Departamento de Eletrónica e Telecomunicações, do qual foi ainda diretor, entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2018, altura em que abdicou do cargo para apresentar a sua primeira candidatura à Reitoria.

Da equipa de Paulo Jorge Ferreira para os próximos quatro anos, fazem parte Artur Silva, vice-reitor para a investigação e inovação, João Veloso na vice-reitoria para a cooperação entre a universidade e sociedade, Alexandra Queirós, que fica com as pastas da cultura, qualidade de vida e bem-estar nos campi, Ana Libelo que assume a vice-reitora responsável pela qualidade e sustentabilidade ambiental e Sandra Soares, que tratará da área da educação. Enquanto pró-reitores, tomaram posse Senos Matias (Desporto), José Neto Vieira (Desenvolvimento de Sistemas de Informação da UA) e Filipe Teles (Desenvolvimento Regional e das Políticas de Cidades).

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.