AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ricardo´s Wine Bar: um “espaço em movimento” que junta comida e vinhos

Gastronomia

O Ricardo´s Wine Bar, em Aveiro, começou por ser um projecto pop-up pensado para estar aberto apenas durante três meses. A ideia de Ricardo Mota, o proprietário, era depois encontrar uma localização mais central – o espaço, porém, continua de portas abertas no número 23 da Rua Capitão Sousa Pizarro, junto ao tribunal.

Inaugurado em julho do ano passado, o dono queria fazer uma experiência de três meses para depois transferir o projecto para “um sítio mais bem localizado” da cidade. “Os planos não correram dessa maneira e então remodelei o espaço”, explicou aos microfones do podcast Garfadas Que Contam.

Inicialmente o Ricardo´s Wine Bar servia apenas comida fria: tapas, queijos, enchidos e charcutaria. O conceito evoluiu e, sem desbaratar a essência original, hoje o restaurante dedica-se também à cozinha quente. A aposta é fazer uma fusão de cozinha mediterrânica e trabalhar com produtos frescos e de época. “Por exemplo hoje foi o último dia em que tivemos favas com chouriça”, comenta Ricardo Mota. Vários pratos de espargos também saíram da ementa, acrescenta.

Nos últimos dias foi introduzida a nova ementa, com propostas “mais frescas e de Verão”. Casos, por exemplo, das saladas de melancia com abacate, de batata com camarão e de salmão fumado com biqueirão. A roupa velha de sardinha, uma recriação da tradicional sardinha assada, é um dos chamarizes do estabelecimento. “A resposta tem sido muito boa, os clientes têm gostado”, diz, explicando que quem procura pratos tradicionais, como chanfana em forno de lenha, também pode dirigir-se à Rua Capitão Sousa Pizarro.

Pratos como carne de veado em vinho tinto ou linguini com camarão são outras especialidades da ementa, da qual as tapas nunca saíram. “Estão sempre na nossa carta”, afiança, dando como exemplos os picados de porco e de vaca, a tosta de sardinha marinada com tomate e pimento ou o patê de bacalhau. Os enchidos, provenientes de Lamego, Gouveia ou Mirandela, e os queijos, com nove a dez variedades diferentes, também não podiam faltar.

Ricardo Matos garante que “a confeção é toda caseira” e que uma das imagens de marca da casa é a criatividade. “Não queríamos fazer mais do mesmo e tentámos fazer algumas inovações e receitas de autor, como a roupa velha de sardinha ou camarão com manga”, refere.

E por que se trata de um Wine Bar, os vinhos têm uma presença marcante no espaço, numa harmonização bem pensada com os pratos servidos. “Para cada receita tenho quatro ou cinco vinhos”, explica, assumindo que no Ricardo’s “é impossível separar a parte vínica e a parte gastronómica”, fazendo ambas parte da mesma experiência à mesa.

 

Ovar Publicidade

O restaurante dispõe atualmente de 160 referências de vinho, estando representadas as 14 regiões vinícolas de Portugal, em especial o Douro e o Dão, com vinhos de “produtores que não são representados em Aveiro em mais lado nenhum”. Nas bebidas, o empresário realça ainda as quase 20 cervejas artesanais portuguesas à disposição dos clientes.

Uma preocupação de Ricardo Mota é dar preferência aos produtos nacionais. “Primamos por comprar no comércio local e a produtores locais”, assegura. Os legumes, por exemplo, são adquiridos no Mercado Municipal Manuel Firmino, em Aveiro, ou na Quinta do Avô Zé, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo.

O Ricardo´s Wine Bar é, no entanto, mais do que um restaurante. O dono quer que seja um “espaço em movimento”, com uma agenda de eventos regular, que vai sendo partilhada nas redes sociais. Entre Outubro e Abril o estabelecimento recebeu provas de vinho todos os sábados, com os produtores presentes, e essa iniciativa vai ser retomada em Outubro. Às quartas-feiras realizam-se provas cegas de vinho.

Outra “aposta muito grande” são as noites de fados, com jantar incluído, que podem ser usufruídas às segundas-feiras à noite de 15 em 15 dias. O objetivo é que, embalados pela voz da fadista Mónica Jesus, seja proporcionada uma experiência “muito íntima e muito reservada” - e por isso não são aceites mais de 14 pessoas de cada vez.

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.