O município de Ovar já apresentou a imagem e a programação do Carnaval de Ovar 2025. Vão ser 25 dias e dezenas de iniciativas, numa edição centrada nas tradições vareiras e com um programa musical de luxo, pensada para todos os públicos. O número de lugares da bancada foi aumentado e, se o bom tempo ajudar, o objetivo é ultrapassar os 150 mil visitantes do ano anterior. Este ano, o investimento da autarquia subiu, ronda o milhão de euros e traduz-se, essencialmente, num aumento dos apoios aos grupos e escolas, da comparticipação no Carnaval das Crianças, que teve um incremento de 50% por criança participante, e no reforço das questões de segurança e proteção civil.
“Pela sua dimensão artística, mas também económica, social e turística e de promoção do território esta é a festa maior do concelho de Ovar, em que estão envolvidos, diretamente, centenas de vareiros”, destaca Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, defendendo que esta iniciativa é uma aposta central da autarquia, que, todos os anos, tem trabalhado para inovar e aumentar a qualidade do evento, que conta já com notoriedade nacional e internacional. “O Carnaval afirma Ovar como um Município com eventos culturais relevantes, assentes na identidade e na genuinidade das tradições e vivências e tem uma forte capacidade de atração de visitantes ao território, impactando diretamente a vida das pessoas e criando riqueza”.
Município convida foliões a abraçarem as tradições vareiras
A programação é ambiciosa e o objetivo é seguir a senda dos anos anteriores e continuar a crescer, ultrapassando os números expressivos do ano anterior. Com iniciativas ao ar livre, contudo, o tempo é sempre uma grande condicionante. “Se o S. Pedro ajudar, o objetivo é esgotar as lotações de todos os eventos. Os lugares de bancada nos desfiles vão ser aumentados, serão 7204, mais 348 do que no anterior”, antecipa o autarca.
Valorizar as tradições e mergulhar nas raízes do Carnaval, volta a ser a aposta central da programação. Logo no primeiro dia do Carnaval de Ovar, a 8 de fevereiro, às 21h30, no Mercado Municipal de Ovar e centro da cidade, destaque para a Arruada com Gigantones e Cabeçudos de Portugal e Espanha, acompanhado de grandes ritmos de Axé, Funk e Samba. A noite termina com a “maior Roda de Samba da Europa”. Dias depois, outro momento alto, a Chegada do Rei, a 16 de fevereiro, às 15h00, no centro da cidade, naquele que é o primeiro contacto dos 24 grupos com a rua, num desfile de piadas em que são revelados os reis do Carnaval. Seguem-se os momentos mais aguardados, os dois Corsos Carnavalescos, no domingo e terça de Carnaval, 2 e 4 de março, às 14h30, na Av. Sá Carneiro e o Desfile Noturno das Escolas de Samba, a 1 de março, às 22h00, no mesmo local. Há, ainda, uma mão cheia de outras tradições que só aqui são vividas assim e que a autarquia tem trabalhado para valorizar e envolver a comunidade na festividade. A Noite Dominó, no dia 27 de fevereiro e o Desfile da Farrapada, no dia 28 de fevereiro, ambos às 22h00, no centro da cidade, são duas apostas fortes desta edição. Na Farrapada haverá mais animação, com a difusão musical, com dois trios elétricos. Já para valorizar o Dominó serão promovidas oficinas específicas e surpresas no sentido de divulgar e promover novas abordagens deste característico traje.