No espírito vibrante e colorido do Carnaval de Estarreja, a comunidade é convidada a participar num espetáculo itinerante e multidisciplinar. Inspirado pelo frenesim carnavalesco e movido pela música, este projeto chama todos a integrar uma Orquestra Improvável. Esta será uma intervenção artística que dará ritmo e alma na abertura de três momentos do Carnaval de Estarreja 2025: as Marchas Luminosas (26 fevereiro) e os Grandes Corsos (2 e 4 de março).
Sob a condução do coletivo We Tum Tum, uma associação cultural dedicada a transformar música e performance em experiências dinâmicas, esta orquestra nasce de uma residência artística comunitária. Ao longo de oito sessões de criação e experimentação musical, os participantes irão explorar novas formas de expressão, integrando percussão e movimento para dar vida a um espetáculo envolvente, que levará a tradição do Carnaval de Estarreja a todos.
Este convite é para todos, de todas as idades e com ou sem experiência. O município quer ter um espetáculo feito pela comunidade e para a comunidade, promovendo a participação ativa e fortalecendo os laços locais. “Este projeto não é apenas uma performance: é uma celebração de pertença e de identidade, onde cada participante contribuirá para fazer da festividade um momento inesquecível”, anuncia a autarquia.
As inscrições estão abertas até 20 de dezembro, através de preenchimento do formulário https://bit.ly/orquestra_improvável . As vagas são limitadas a 40 participantes.