Desde este domingo, 11 de maio, São Vicente de Pereira é, oficialmente, uma “Aldeia de Portugal”. A Carta de Compromisso de Adesão foi assinada, junto à Igreja de São Vicente Pereira, no âmbito do programa do Maio do Azulejo. A adesão a esta rede é encarada como “uma mais-valia importante para todo o concelho, contribuindo para a valorização do património e captação turística ao território”.
“A chancela ‘Aldeia de Portugal’ vem reconhecer a importância e singularidade do património material e imaterial de São Vicente de Pereira”, destaca Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, que defende que “a adesão a esta rede permite uma comunicação turística em escala e um trabalho colaborativo com outras aldeias”, sendo, como acrescenta, uma excelente notícia para todo o concelho. “A notoriedade que São Vicente de Pereira irá obter neste projeto, beneficiará todo o território, na medida em que os visitantes poderão complementar a sua experiência com outras ofertas do concelho, que tem ativos naturais, patrimoniais, culturais e históricos únicos”.
A Igreja Matriz, com a sua fachada do século XVIII completamente revestida a azulejo, as capelas de São Lourenço, São Geraldo e São José e os cinco cruzeiros, assim como as tradições e elementos de ruralidade, como os espigueiros, presentes em toda a freguesia, são exemplos da unicidade de São Vicente de Pereira.
A Rede “Aldeias de Portugal”, recorde-se, visa preservar e valorizar o património cultural, material e imaterial, potenciando territórios altamente distintivos em diversos concelhos do país.