transportes públicos

Novo operador intermunicipal de transportes públicos começa a operar em agosto

transportes públicos

 

 

BusWay, o novo serviço intermunicipal de transportes públicos da região de Aveiro começa a operar no dia 1 de agosto. Estão previstas 111 carreiras, mais de 400 rotas opcionais e uma frota de 120 autocarros – metade dos quais, novos – que percorrerão anualmente cerca de 3,2 milhões de quilómetros nos 11 concelhos que compõem a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

 

Toda a informação sobre a BusWay será revelada ao detalhe no dia 11 de julho, data do lançamento oficial da operação. Hoje, em conferência de imprensa, Ribau Esteves, presidente da CIRA, e Afif Afifi, diretor executivo do grupo israelita a quem foi atribuída a concessão, limitaram-se a desvendar os primeiros pormenores sobre o novo serviço.

 

A Busway assegurará as operações municipais em 10 dos 11 municípios da CIRA, bem como a totalidade das operações intermunicipais. No que respeita ao município de Aveiro, os transportes municipais continuarão a ser assegurados pelo grupo Transdev, através da AveiroBus.

 

No âmbito do contrato assinado com a empresa israelita, a CIRA vai pagar 1,27 milhões de euros por ano para comparticipar os encargos do novo operador, que irá assegurar o serviço durante os próximos cinco anos.

 

Este é o primeiro negócio do Grupo Afifi no setor dos transportes públicos em Portugal. De acordo com o diretor executivo, para o grupo israelita, que já investiu no mercado imobiliário e que se prepara para alargar a sua atividade ao setor do turismo, esta operação servirá para “plantar a semente” daquilo que pretende que venha a ser “o futuro envolvimento do grupo no setor dos transportes públicos em Portugal”.

 

Afif Afifi está convicto que a única forma de “garantir serviços de transporte público de qualidade” é “colocar os setores público e privado a caminhar lado a lado” e que a operação em Aveiro, que está prestes a iniciar a sua atividade, será um “bom exemplo” para corroborar essa tese.

 

 

*Foto: Afonso Ré Lau

Partilhar

Post a Comment