
Centro Hospitalar do Baixo Vouga obtém certificação Bureau Veritas
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) acaba de receber a certificação, pela Norma Portuguesa 4552: 2022, concedida pela Bureau Veritas, relativa à Gestão da Conciliação Entre a Vida Profissional, Pessoal e Familiar nas Atividades de Prestação de Serviços de Cuidados de Saúde à Comunidade e Outras Partes Interessadas, tornando-se na segunda instituição do Serviço Nacional de Saúde certificada neste âmbito.
Surge esta certificação através do Programa Conciliar +, um projeto com financiamento comunitário – SAMA 2020 (Fundo Social Europeu), cujo principal objetivo passa por dar cumprimento à Diretiva (EU)2019/1158, do Parlamento Europeu, que reflete a necessidade de caminhar para a igualdade e conciliação com o objetivo de incentivar uma partilha de responsabilidades mais equilibrada entre a carreira profissional e a vida pessoal e familiar, sendo esta um fator diferenciador de produtividade e bem-estar dos profissionais, o que, em conjunto com práticas de smart governance, pretende modernizar a administração pública europeia.
A certificação aplica-se às três unidades hospitalares (Hospital Infante D: Pedro – Aveiro; Hospital Conde de Sucena – Águeda; Hospital Visconde de Salreu – Estarreja). Foram múltiplas as ações implementadas e que são já uma realidade no quotidiano do CHBV, comprovada agora através da certificação do Bureau Veritas, o que deixa Margarida França, presidente do Conselho de Administração do CHBV, muito satisfeita.
“Definitivamente, ultrapassada a pandemia da Covid-19 foi possível ao CHBV investir nos processos de melhoria contínua que tinha planeado, sendo que, em particular o ano de 2023, foi um ano muito bom no que respeita aos resultados alcançados. Para além dos Departamentos da Mulher e da Criança e de Psiquiatria e Saúde Mental – cuja acreditação pela ACSA – Direção Geral da Saúde foi renovada; conseguimos o reconhecimento pelo Modelo CAF e o Serviço de Imunohemoterapia acaba de ser certificado pela ISO 9001:2008 (APCER)”, começa por destacar. “Em simultâneo, aguardamos o resultado das auditorias ao Serviço de Cardiologia e à Unidade de Hospitalização Domiciliária, pelo Modelo da ACSA – Direção Geral da Saúde. Estas certificações representam o reforço de um processo de melhoria contínua que pretendemos alargar a todas as unidades numa perspetiva de garantir maior segurança e serviços de qualidade”, acrescenta.
A Bureau Veritas é uma organização internacional de certificação, integrando a lista de entidades autorizadas a certificar e acreditar pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).