
Aveiro: Antiga leitaria dá lugar à Pregaria do Parque
Aqueles que têm passado pela Avenida Araújo e Silva, bem no centro da cidade de Aveiro, já deram conta da novidade. O espaço onde funcionou, durante várias décadas, a Leitaria do Parque está, agora, completamente renovado: foi requalificado, virou pregaria, mas quer continuar a ser ponto de encontro dos aveirenses. Com vista para o Parque Infante Dom Pedro, o convite passa por saborear um bom prego – no pão ou no prato.
Apesar das profundas obras a que o espaço foi sujeito, há marcas de outrora que se mantêm preservadas. Conscientes de que a antiga Leitaria do Parque fazia parte da memória dos aveirenses, os novos proprietários do espaço fizeram questão de recuperar alguns elementos decorativos da sala. “O chão e as grades são originais. E o balcão também tem o mesmo pormenor de madeira”, destaca Leandro Alferes, um dos donos da Pregaria do Parque – com ele estão outros aveirenses com negócios na área da restauração.
Na casa cuja licença de funcionamento remonta “a 1953”, repara Leandro Alferes, o prato forte são agora os pregos, com opções para todos os gostos (incluindo também opções para vegetarianos). Um dos best sellers é o Prego Da Tuga, com carne, bacon e ovo estrelado, juntamente com Prego do Chef, com carne, queijo da serra, cebola caramelizada e bacon.
Da carta fazem ainda parte várias opções de entradas (croquetes, chamuças, rissol de leitão, bolo de bacalhau, entre outros), juntamente com uma sopa do dia, duas opções de saladas e, para terminar a refeição em grande, três propostas doces (mousse de chocolate, natas do céu e Pão de ló de Ovar com queijo da serra).
A Pregaria do Parque está aberta de quarta a segunda-feira, das 12h00 às 00h00. Encerra à terça-feira.