Esta semana começamos por destacar o arranque dos Festivais do Outono. As honras de abertura cabem à Orquestra Filarmonia das Beiras, esta sexta-feira, às 21h30, no auditório Renato Araújo (edifício da Reitoria da UA). Serão solistas a flautista Mafalda Carvalho e a harpista Beatriz Cortesão, vencedora do Prémio Jovens Músicos deste ano, na categoria superior de Harpa.
Também esta sexta-feira (21h30), no Teatro Aveirense, acontece a apresentação de BANTU, a nova criação de Victor Hugo Pontes, que une Portugal e Moçambique, dois países com afinidades complexas e memórias profundas um do outro.
Ainda por Aveiro, este sábado, às 15h00, abre a Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro. Até 28 de janeiro pode visitar a exposição principal, patente no Museu de Aveiro/Santa Joana, assim como as exposições e instalações que estarão patentes em vários espaços da cidade, nomeadamente nos museus da Cidade e Arte Nova, Galeria Morgados da Pedricosa, Galeria da Antiga Capitania, Claustros da Misericórdia, Atlas Aveiro, Estação e Reitoria da Universidade de Aveiro.
Ílhavo também vive um fim de semana em grande, por conta do Mar Film Festival. Destaque para a noite de sábado, com a estreia de “O Som dos Heróis do Mar”, um documentário de Pedro Magano, que mostra o “making-of” do desafiante projeto de criação de uma nova banda sonora e dobragem interpretativa do filme português “Heróis do Mar”. Mas o melhor é consultar o programa e espreitar as várias propostas do programa que se estende até domingo.
Por Albergaria-a-Velha há concerto de Pedro Mafama no Cineteatro Alba, no sábado, às 21h30.
Pelo Centro de Artes de Águeda passa, no sábado (21h30), “A Peça Para Dois Atores”, com Miguel Guilherme e Luísa Cruz.
Em Estarreja, a noite de sábado será passada ao som da música de Sara Correia. Concerto agendado para as 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja.