AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Conferência “Cultura e Democracia” acontece na próxima quarta-feira

Sociedade

O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, é esperado na Conferência “Cultura e Democracia”, marcada para a próxima quarta-feira, dia 29 de maio, a partir das 15h00, no Centro de Congressos de Aveiro. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, com a colaboração do Observador e integra a programação do 2.º trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

Para Ribau Esteves, presidente da autarquia, é muito importante parar “para refletir sobre a qualidade e saúde da nossa democracia e olharmos para a cultura na sua dupla dimensão: a cultura que nos é intrínseca como povo e que nos permitiu construir este legado do Portugal democrático que conta com meio século de vida e depois a cultura como arte, criação e inspiração, que foi edificada sobre a os alicerces da liberdade de expressão, de opinião e de pensamento e que nos permitem usufruir de forma plena da democracia. Será um momento da maior relevância que convido e exorto todos a participarem”, concluiu.

Com a abertura a cargo do coordenador de Aveiro 2024, José Pina, a conferência será moderada por João Miguel Santos, do Observador, e irá contar com vários programas da Rádio Observador, entre eles “E o resto é História”, de João Miguel Tavares e Rui Ramos. A antiga Ministra do Ambiente, Teresa Patrício Gouveia, irá falar da sua experiência e contributo para estes 50 anos de Democracia, numa entrevista conduzida pela jornalista Maria João Avillez, no programa “Eu estive Lá”. O jornalista e escritor português Francisco José Viegas estará à conversa com João Paulo Sacadura no programa “Convidado Extra”.

Colégio Publicidade

Nesta segunda etapa de Aveiro 2024 e no ano em que se celebram 50 anos da revolução de 25 de Abril de 1974, que devolveu a Liberdade de Expressão e a Democracia a Portugal, a Conferência Cultura e Democracia versa os temas e a correlação da Cultura com a Democracia.

Decisores políticos e culturais, artistas e pensadores refletem sobre o desenvolvimento da cultura no contexto democrático português e a importância do contexto político favorável à liberdade cultural, artística e expressiva, para o desenvolvimento do país.

A conferência é de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia.  

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.