Águeda volta a acolher, 37 anos depois, o arranque da Volta a Portugal. O prólogo da 85.ª edição da prova rainha do ciclismo nacional está marcado para as 14h30 da próxima quarta-feira, dia 24 de julho, e prolongar-se-á até às 17h30, com início na Avenida 25 de Abril.
“É uma honra receber, mais uma vez em Águeda, a maior prova de ciclismo de estrada do nosso país. É de Águeda que se dará o pontapé-de-saída da Volta a Portugal e isso coloca-nos, novamente e à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, na rota dos grandes eventos desportivos nacionais e internacionais”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O Edil salientou que, não obstante todo o investimento que é realizado no apoio ao associativismo desportivo e na realização/co-organização de provas das várias modalidades, Águeda tem um carinho muito especial pelo ciclismo. “Temos sido, nos últimos anos, o Município do país que mais provas de ciclismo acolhe, desde regionais a nacionais”, declarou.
O prólogo da Volta a Portugal, que irá decorrer num circuito urbano e com uma componente técnica que se afigura muito forte, promete revelar os principais contrarrelogistas da competição e até os candidatos à vitória.
Os “corredores” serão conhecidos já amanhã, durante o programa da RTP “Especial Volta 2024”, que irá acontecer em direto de Águeda, a partir das 15 horas. A prova, que também terá transmissão em direto na RTP, contará, à partida, com 119 corredores a competir, em representação de 17 equipas, entre as quais nove portuguesas, cinco espanholas, uma mexicana, uma austríaca e uma norte-americana.