Entre as segundas feiras 11 e 18 de novembro e as terças-feiras 12 e 19 de novembro, o ecrã do Teatro Aveirense exibe um ciclo de filmes marcados pela proposta do trimestre de Aveiro 2024: Cultura e Tecnologia. Obras de consagrados cineastas como Jean-Luc Godard, Veit Helmer, Francis Ford Coppola e Wong Kar Wai integram este ciclo, conjuntamente com a primeira longa-metragem do mais jovem realizador da região, Tiago Roma Almeida e a estreia de um novo filme do cineasta e músico Joaquim Pavão.
O ciclo abre com dois clássicos do cinema. Na segunda-feira, dia 11 de novembro, pelas 18h30, será exibido “Baikonur” que o cineasta alemão Veit Helmer rodou em 2011 no Cazaquistão. Protagonizado por Alexander Asochakov, um jovem camponês entusiasta da astronomia e, Marie de Villepin, uma bela astronauta francesa. Um surpreendente filme que é também o primeiro alguma vez rodado no Centro Espacial de Baikonur.
No mesmo dia, mas às 21h30 será exibido “Alphaville” (na foto). Jean-Luc Godard futurista, cruza passado e presente, e também um agente secreto intergaláctico que tem a missão de destruir o inventor fascista do computador todo-o-poderoso que governa a cidade de Alphaville. Um dos filmes mais revolucionários do seu tempo, protagonizado por Eddie Constantine e Anna Karina.
Na terça-feira dia 12, pelas 21h30, será exibido “Megalopolis” de Francis Ford Coppola.
Neste regresso à realização, Coppola apresenta-nos um artista de génio que, inspirando esperança e com o poder de parar o tempo, luta contra um mayor ultra-conservador, para salvar o moribundo mundo moderno. Contado como se fosse uma história épica à maneira da Roma clássica, o filme conta com atores como Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Jon Voight, Laurence Fishburne, Kathryn Hunter e Dustin Hoffman.
Na semana seguinte, o ciclo de filmes inicia-se na segunda-feira, dia 18, pelas 18h30, com “Gatos com oito vidas”. Produzido no Agrupamento de Escolas de Estarreja, numa aula de Português, uma turma vê-se confrontada com uma ameaça que vem instalar o mistério e o temor.
Tiago Roma Almeida, de 18 anos, é o realizador deste filme que contou com a participação dos seus colegas e professores Rui Vidal, Sofia Sobral, Juan Gonsalves, Daniela Geada, Teresa Lemos, Henrique Baptista, Mariana Fidalgo, Paula Araújo, Bárbara Mendonça, Margarida Pires, Inês Valente, Bárbara Resende, Rafael Nora, Pedro Marques, Beatriz Silva, Manuel Liendo e Matilde Carvalho.
Na mesma segunda-feira, mas às 21h30, será exibido o filme 2046, do célebre cineasta chinês Wong Kar Wai.
Neste filme, escreve-se um livro de ficção científica sobre um comboio que viaja para um sítio chamado 2046, onde os passageiros poderão recuperar as suas memórias perdidas e de onde nunca ninguém regressou. Entre mágoa e paixão, inspirado em aventuras com várias mulheres no Hotel Oriental em Hong Kong, a fronteira entre ficção e realidade depressa se esbate.