AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Autarquia presta “contas” sobre Aveiro 2024

Artes

 

O palco do Teatro Aveirense foi tomado, esta quarta-feira, por uma apresentação diferente do habitual. José Pina, diretor da sala de espetáculos e coordenador de Aveiro 2024, e Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, prestaram “contas” sobre a programação e resultados da Capital Portuguesa da Cultura. Os números aí ficam: ao longo do ano, foram apresentados mais de 700 projetos, dos quais mais de 120 foram estreias nacionais ou absolutas, numa programação que envolveu mais de 730 estruturas artísticas e mais de 5.500 participantes.

Ainda de acordo com os números apresentados por José Pina, do total de estruturas artísticas que tiveram a oportunidade de participar em Aveiro 2024, 74 eram originárias da região de Aveiro e 222 eram do município de Aveiro.

A estes números junta-se também a “fatura” final da Capital Portuguesa da Cultura. “Não houve desvios ao orçamento”, asseverou José Pina, depois de recordar que a programação envolveu um orçamento de cerca de 8 milhões de euros – a maior fatia, 6 milhões, suportados pelo município, 500 mil euros a cargo do Turismo de Portugal, outros 500 mil do Ministério da Cultura e um milhão de euros do Centro 2030.

E sendo um balanço uma forma de prestar de contas do passado, neste caso, segundo aponta Ribau Esteves, também importa olhar para o futuro e para as “dinâmicas” que ficam. É o caso de projetos como Prescrições Culturais ou Breaking Walls/Cantar-o-Lar, e de infraestruturas como a Casa de Música ou o futuro Museu da Bienal.

O autarca fez ainda questão de anunciar que Aveiro 2024 ainda vai ter mais dois momentos em 2025, além da sessão desta quarta-feira. Em maio, haverá um evento em Osaka, no Japão, na Exposição Mundial; a 10 de junho vão, através de “vários suportes”, contar a história de Aveiro 2024.

TekaTeka Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.