AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Alice Vieira deu o tom à abertura da Feira do Livro de Aveiro

Literatura

Aveiro deu esta sexta-feira o pontapé de saída à 49.ª edição da Feira do Livro, numa cerimónia marcada pela presença da escritora Alice Vieira, homenageada da edição deste ano. A programação conta com autores como Bruna Lombardi, Marcelo Rubens Paiva, Isabela Figueiredo, Pedro Chagas Freitas, David Fonseca, Rita da Nova, Nicolau Santos, Pedro Boucherie Mendes e Madalena Sá Fernandes. Entre uma visita emotiva à exposição “Retratos contados” e uma conversa intimista no Mercado do Peixe, o início da feira confirmou-se como uma celebração da leitura, da memória e do encontro entre gerações. 

A Feira do Livro de Aveiro decorre até 6 de julho, na Praça do Rossio, com entrada livre e horários alargados (de segunda a quinta-feira, das 10 às 22 hotras; às sextas-feiras e sábados até às 23 horas; e aos domingos até às 21 horas). A programação inclui um conjunto de eventos com dezenas de autores, editores e livreiros envolvidos. 

Entre os autores presentes nesta edição destacam-se: Bruna Lombardi (4 de julho, 21.30 horas): atriz e poeta brasileira, conhecida por obras como ´Jogo da Felicidade´ e ´O Perigo do Dragão´; Marcelo Rubens Paiva (6 de julho, 17 horas): escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro, autor de ´Feliz Ano Velho´ e ´Ainda Estou Aqui´; Isabela Figueiredo (5 de julho, 18 horas): escritora portuguesa, conhecida pelos livros ´Caderno de Memórias Coloniais´ e ´A Gorda´; Pedro Chagas Freitas (28 de junho, 16 horas): autor bestseller português, com obras como ´Prometo Falhar´ e ´Queres Casar Comigo Todos os Dias?´; David Fonseca, músico e escritor, conhecido por unir música e literatura em formatos performativos; Rita da Nova, autora e influenciadora, publicou romances como ´Para onde vão os guarda-chuvas´; Nicolau Santos, presidente da Agência Lusa e ensaísta, com intervenção marcada no campo do jornalismo e cidadania; Pedro Boucherie Mendes (6 de julho, às 16 horas), jornalista e diretor de programas da SIC; e Madalena Sá Fernandes (5 de julho, às 17 horas), cronista do Público e autora de ‘Leme e Deriva’. 

Durante a abertura, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, agradeceu aos 18 expositores (mais três do que na anterior edição) a sua “presença fundamental”, destacando o papel de cada um no sucesso da Feira. 

O autarca sublinhou a importância de “levar o livro junto das pessoas”, considerando que a feira representauma dimensão de cultura aberta e apelativa para pessoas de todas as idades”. 

Concluiu dizendo que “a leitura tem uma enorme importância como momento de encontro tão necessário nos dias de hoje; que voltemos a reencontrar o encanto de ler.” 

Os visitantes puderam testemunhar o entusiasmo com que Alice Vieira percorreu a exposição biográficaRetratos contados”,patente no Parque de Estacionamento do Rossio, onde recordações e imagens da sua vida e obra são partilhadas com emoção. 

Mais tarde, no Mercado do Peixe, escritora conversou com leitores de várias gerações, refletindo sobre infância, escrita e o papel da literatura como refúgio e descoberta. 

Com umaprogramação que abrange literatura, música, teatro e experiências interativas, a Feira do Livro de Aveiro 2025 afirma-se como um encontro cultural vibrante e inclusivo. 

Até 6 de julho, quem passar por Aveiro encontrará autores de renome, páginas por descobrir e momentos para partilhar sob o sol da Praça do Rossio. 

Colegio Portugues Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag.

Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.