No âmbito do projeto nacional Panos – Palcos Novos Palavras Novas, a Art´J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra apresenta a peça "Vida: Uma Aplicação" na noite de 27 de março, pelas 21h00, no Cineteatro Alba.
“Vida: Uma Aplicação”, com encenação de Pedro Damião, é mais do que um mero retrato da vida quotidiana. Esta "APP" mergulha na condição humana na era digital, através de personagens arquetípicas cujos telemóveis filtram e manipulam a realidade, documentando-a e adulterando-a à sua vontade; em busca de uma identidade própria (ou inventada), mas que espera a validação digital.
A peça explora a desconexão paradoxal da era digital, onde a hiperconexão coexiste com a solidão. Abordando temas como o assédio, a indiferença, a busca por justiça, faz por questionar a autenticidade da vivência num mundo mediado por ecrãs, confrontando o público com o impacto das redes sociais.
É um retrato da solidão na multidão e da dificuldade em estabelecer relações genuínas. Por aqui, a linha entre o real e o virtual esbate-se, desafiando a própria definição de “vida”.
Com texto de Gisela Casimiro, “Vida: Uma Aplicação” é interpretado pelos alunos da turma 11.º lAA do Curso de intérprete de Teatro da Art’J. A entrada no espetáculo é gratuita, mediante o levantamento do ingresso e a lotação da sala.