Foi ao som da 9ª Sinfonia de Beethoven, obra que ficou concluída em 1824, que a marca Vista Alegre, também ela datada de 1824, apresentou a primeira peça produzida neste ano de bicentenário.
Nas vésperas de lançar publicamente as comemorações dos seus 200 anos, a empresa ilhavense apresentou aos jornalistas aqueles que serão os principais ingredientes da festa que agora se inicia. A começar pela imagem gráfica que assinala esta data especial: ao lado do número 2, surge o símbolo do infinito. “Os 200 anos não são o ponto de chegada, são a transição de uma época para outra, até ao infinito”, destacou Nuno Barra, administrador da Vista Alegre.
Numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, assim como do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, a administração da empresa levantou a ponta do véu em relação aos vários momentos festivos previstos para 2024 e que se estenderão até 2025.
São de esperar várias exposições, lançamento de livros, selos dos CTT e ainda uma música, num ano que também ficará marcado pelo lançamento de novos produtos e em novos segmentos.
Tudo isto para enaltecer uma “história fantástica”, notou Teodorico Pais, diretor e administrador da Vista Alegre, evocando o fundador da fábrica, mas também os seus colaboradores.