O candidato do PS à Câmara de Aveiro, Alberto Souto, escreveu esta quinta-feira, na sua página de Facebook, que o Governo se prepara para anunciar a construção da ponte para São Jacinto. “Este sábado, vêm dois secretários de Estado a São Jacinto. Dizem-me de Lisboa que vêm anunciar a ponte para Aveiro…A ser verdade é uma notícia bombástica. Mas como o Governo já morreu, parece mais uma bombinha de Carnaval. Começou a campanha eleitoral! “, escreveu. Contactado pela Aveiro Mag, Emídio Sousa, líder da distrital da PSD e simultaneamente secretário de Estado do governo de Luís Montenegro, desmente a possibilidade de vir a fazer tal anúncio e diz compreender “o nervosismo” do socialista.
“Anunciar a ponte, sem mais, é uma propaganda ostensiva e inconsistente. É um abraço de defunto a um candidato que ainda não fez prova de vida”, escreveu Alberto Souto, numa publicação que serve de pretexto para dizer o que defende em relação ao projeto da ponte para a única praia do município de Aveiro: “S. Jacinto deve funcionar como um parque de estacionamento com lotação limitada”, exigir “um Plano Estratégico e um Plano Urbanístico” antes de ser feita qualquer ponte e “exigir, como contrapartida ambiental, o financiamento robusto da preservação da Reserva Natural e a reabilitação de alguns muros das marinhas”.
Emídio Sousa lamenta a atitude de Alberto Souto. “Vou a São Jacinto na qualidade de presidente da distrital para uma jornada de reflexão”, começou por explicar, acusando o candidato socialista de estar a tentar “atacar o governo com projetos megalómanos”. “Compreendemos que esteja muito nervoso, pois tem um historial de falência na Câmara de Aveiro e o PSD tem um excelente candidato à autarquia”, acrescentou o líder social-democrata. “O Dr. Alberto Souto quer fazer tudo, mas não sabe quanto custa”, rematou.
Recorde-se que a secção de Aveiro do PSD vai promover, este sábado, em São Jacinto, uma jornada de reflexão, que contará com a presença de Emídio Sousa (presidente da Distrital e secretário de estado do Ambiente), de Silvério Regalado (secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território) e de Luís Souto de Miranda. Ainda que Emídio Sousa tenha referido à Aveiro Mag que vem a Aveiro na qualidade de presidente da distrital, a verdade é que foi a própria estrutura local do PSD, no convite à imprensa, que o anunciou como secretário de Estado, à semelhança de Silvério Regalado.