O auditório da COMUR – Museu Municipal da Murtosa será palco, no próximo dia 20 de junho, às 21h30, de um concerto intimista com “Homem em Catarse”, alter ego do multi-instrumentista Afonso Dorido, que apresentará ao público o seu mais recente trabalho discográfico, “Catarse Natural”. A entrada é livre.
O espetáculo insere-se no ciclo “Música no Museu”, uma iniciativa do Município da Murtosa que, mensalmente, traz à COMUR concertos de diversos estilos musicais. Este será o 60.º concerto do ciclo, assinalando uma trajetória contínua de promoção cultural na região.
Homem em Catarse surgiu há cerca de uma década na vibrante cena musical de Barcelos e desde então tem trilhado um percurso muito próprio. Atualmente radicado em Braga, Afonso Dorido – também fundador do coletivo de post-rock indignu – tem vindo a conquistar o público com canções emotivas, profundas e socialmente interventivas, que já percorrem o país desde 2013.
Com o lançamento do EP “Guarda-Rios” em 2015, captou as primeiras atenções, que se intensificaram dois anos depois com o álbum conceptual “Viagem Interior”, inspirado nas suas viagens pelo interior de Portugal e complementado com textos do escritor José Luís Peixoto. Em 2020, antes da pandemia, lançou o disco instrumental “sem palavras | cem palavras”, resultado de um poema original, e em 2021 surpreendeu com “sete fontes”, um álbum composto integralmente ao piano, considerado por muitos como um dos melhores discos do ano.
O novo trabalho, “Catarse Natural”, começou a germinar em 2023 com o lançamento do single “O tempo vem atrás de nós”. Em 2024, no ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, lançou “Hipoteca”, tema destacado pela FNAC como uma das 10 novas canções que são uma arma. A par disso, as atuações ao vivo multiplicaram-se em auditórios e festivais, antecedendo a edição de “Gueto da Paz”, o último single de pré-apresentação do novo disco.
Além do seu projeto pessoal, Afonso Dorido tem colaborado com diversos artistas como Ana Deus, Manel Cruz, Rodrigo Leão e Old Jerusalem, e tem atuado em palcos de renome como o Vodafone Paredes de Coura, o NOS Alive ou o Dunk!Festival, em contexto internacional.
O concerto na Murtosa será uma oportunidade privilegiada para ver e ouvir ao vivo um dos projetos mais sensíveis e consistentes da música alternativa portuguesa.