AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

UA inaugura o BIOMEDIC Lab e reforça liderança na inovação em Engenharia Biomédica

Inovação

 

A Universidade de Aveiro (UA) inaugura esta quarta-feira, dia 18 de junho, às 17h30, o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado à prática inovadora da Engenharia Biomédica. Instalada no Departamento de Física (DFis), esta nova infraestrutura representa um importante passo na consolidação da UA como referência internacional na área, que já ocupa o top 100 mundial no ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects (2024), entre 1900 universidades de 96 países. A nível nacional, a UA lidera de forma destacada a área disciplinar de Engenharia Biomédica.

O BIOMEDIC Lab resulta de um patrocínio da Sword Health, empresa líder em terapias digitais na área da saúde, e visa responder aos desafios pedagógicos e tecnológicos da formação em Engenharia Biomédica. O espaço servirá como plataforma transversal aos três ciclos de estudos — licenciatura, mestrado e doutoramento — promovendo uma forte ligação entre ensino, investigação e aplicação prática. Durante a cerimónia de inauguração, marcada para a Praça Visconde Seabra, estarão presentes o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, o diretor do DFis, João Miguel Dias, e o fundador e Chief Scientific Officer da Sword Health, Márcio Colunas.

A inauguração inclui ainda uma Mostra Tecnológica, onde serão apresentados diversos protótipos desenvolvidos por estudantes dos vários ciclos, destacando o carácter interdisciplinar, criativo e aplicado da formação em Engenharia Biomédica na universidade. Equipado com recursos avançados, o BIOMEDIC Lab permitirá aos estudantes explorar áreas como instrumentação médica, realidade aumentada aplicada à saúde, reabilitação tecnológica e bioengenharia, dotando-os de competências práticas orientadas para desafios reais do sector da saúde.

A UA iniciou a sua oferta formativa em Engenharia Biomédica em 2016, com a criação do Mestrado Integrado, coordenado pelo DFis em articulação com o Departamento de Ciências Médicas (DCM) e o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI). Em 2021/2022, a formação foi reorganizada em ciclos de licenciatura e mestrado separados, seguindo as exigências académicas e profissionais emergentes. Em 2023/2024, a universidade lançou ainda o Programa Doutoral em Engenharia Biomédica, numa parceria que envolve, para além do DFis, o DETI, o DCM, o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) e o Departamento de Química (DQ).

Para João Miguel Dias, diretor do Departamento de Física, “a Engenharia Biomédica é hoje uma das áreas científicas mais promissoras para responder aos desafios da saúde global”. Nesse sentido, afirma que o BIOMEDIC Lab representa “um salto qualitativo no ensino da Engenharia Biomédica na UA”, sublinhando o seu papel na capacitação dos estudantes com tecnologias de ponta e simulação realista. “Este laboratório será um catalisador para o desenvolvimento de competências, inovação e colaboração multidisciplinar”, destaca, reafirmando o compromisso da UA com a excelência no ensino e a missão de transformar conhecimento em bem-estar. “Este é um espaço onde sonhamos, criamos e partilhamos conhecimento, fiel ao lema do nosso departamento e ao espírito inovador da UA”, conclui.

 

Colegio Portugues Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.