O ano de 2020 marca um século do nascimento de Amália Rodrigues, voz que projeto como ninguém o fado e o nome de Portugal. Os Festivais de Outono, promovidos pela Universidade de Aveiro (UA) não o poderiam deixar passar em claro. Por isso, a 13 de novembro (19h00), o jovem e talentoso Miguel Xavier vem cantar ao auditório Renato Araújo, na Reitoria da UA, temas notabilizados pela diva do fado.
Antes, dia 12, pelas 19h00, na mesma sala, o Magnet Duo estreia quatro composições encomendadas para si. No dia 14 de novembro, às 19h00, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa dá um concerto exclusivamente online de triplo aniversário.
Para além dos clássicos, como “Fado Português” ou “Maria Lisboa”, Miguel Xavier traz aos Festivais de Outono o repertório de Amália menos conhecido, fazendo emergir temas como o que figura no seu último single, “Na Esquina de Ver o Mar”. Elogiado por Ricardo Pais e Camané, o jovem fadista Miguel Xavier é uma das vozes talentosas da nova geração de fadistas, vencedor do Concurso de Fado de Lordelo do Ouro.
Conta com um primeiro álbum, “Miguel Xavier”, muito bem recebido pela crítica e público em relação ao qual Manuel Halpern escreveu no Jornal de Letras: “…Miguel Xavier, tem no timbre e no jeito a essência fadista que mora a 300 quilómetros de distância.”
Reservas para o concerto em formato presencial deverão ser tratadas via Bol. Para assistir ao concerto online, aceder ao endereço do Youtube.