Uma obra alusiva à arte xávega na praia da Torreira pintada, em 1950, pelo artista plástico murtoseiro Dimas Macedo “está a ser alvo de um minucioso trabalho de restauro”, informa a câmara municipal da Murtosa, em comunicado. O restauro surge no âmbito da empreitada de reabilitação ao edifício do Centro Recreativo Murtoense.
Os trabalhos de restauro estão a ser realizados na Oficina de Artes, em Pardelhas, por Ana Andrade, conservadora-restauradora com experiência na reabilitação de obras de arte no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu de Aveiro e Museu de Évora, entre outros, para além de trabalhos desenvolvidos em igrejas e coleções particulares um pouco por todo o país.
Depois de restaurada, a tela, com cerca de seis metros de comprimento por dois metros de altura, regressará à boca de palco do Centro Recreativo Murtoense, onde foi pintada, há mais de 70 anos.
“A icónica pintura é uma das marcas artísticas que o conceituado artista deixou na sua terra natal, conjuntamente com o belíssimo conjunto escultórico da Varela, na Torreira, inaugurado em 2005”, expõe a autarquia.
Dimas Macedo nasceu na Murtosa, em 1928, e viria a falecer em 2009, em Paris.