Vagos está entre os 33 concelhos em situação de risco muito elevado e Ílhavo, Albergaria-a-Velha e Aveiro estão com risco elevado. Estes quatro municípios da região de Aveiro passam a estar sujeitos às medidas impostas pelo Governo no âmbito do combate à pandemia: ficam sujeitos ao recolher obrigatório entre as 23h00 e as 5h00; e passa a ser exigido um teste negativo à covid-19 ou o certificado digital para entrar em restaurantes destes concelhos, durante o fim-de-semana.
No que diz respeito aos restaurantes, a medida, que não se aplica a esplanadas, estará em vigor durante as próximas semanas, entre as 19h00 desexta-feira atéàs22h30 de domingo - contudo, e para que os serviços se possam adaptar a esta novidade só passará a ser aplicada a partir das 15h30 deste sábado. Para entrar nos restaurantes, são válidos autotestes (as próprias unidades de restauração poderão vender estes testes).
O nível de risco muito elevado é aplicado aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência de covid-19 superior a 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional).
Já o nível de risco elevado aplica-se aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).