A Câmara Municipal de Ovar, os grupos e as escolas de samba decidiram avançar com os desfiles de Carnaval em 2022, nomeadamente, o desfile noturno das escolas de samba e os grandes corsos carnavalescos. Esta decisão concertada foi tomada em reunião realizada entre as partes e por maioria, havendo duas associações que ainda não tomaram uma posição, segundo informou a autarquia em comunicado.
Mediante esta decisão, a edilidade delineará agora o programa e os moldes nos quais se realizará o Carnaval de Ovar 2022, prevendo-se a sua apresentação oficial no final do mês de novembro, sendo certo que toda a programação e organização será realizada em estreita articulação com a autoridade de saúde local, cumprindo todas as normas e regras aplicáveis.
Alexandre Rosas, vereador com competência delegadas em matéria de Carnaval, recorda que “o Carnaval é a grande festa de Ovar, envolvendo milhares de pessoas, sendo um fator de atratividade do nosso território e contribuindo para a dinamização da economia local. Atendendo à evolução da pandemia e ao Plano de Desconfinamento, creio que estamos em condições de avançar para o Carnaval 2022. E, mesmo que não seja exatamente nos moldes habituais, espero que seja um Carnaval no qual o espírito de união, parceria e a paixão pela folia sejam o mote para promovermos um Carnaval em segurança”.
Também por Estarreja já ficou decidido avançar com a preparação do Carnaval. A câmara municipal, a Associação de Carnaval e os 11 grupos desfilantes (7 grupos de folia e 4 escolas de samba) consideram que estão reunidas as condições para o regresso da folia no próximo ano.
Sublinhando que “o carnaval é uma manifestação cultural com um enorme impacto social e económico e que envolve toda a comunidade Estarrejense”, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, refere que “depois desta decisão unânime de voltarmos a ter os grandes corsos e o desfile noturno das escolas de samba, com as devidas salvaguardas e em estreita articulação com a autoridade local de saúde pública, e no estrito cumprimento das orientações em vigor da DGS, estamos empenhados na organização de um Carnaval de qualidade, que garanta não só um bom espetáculo, mas também as condições de segurança e de bem-estar para toda a comunidade, seja para desfilantes, seja para o público, onde manteremos todas as preocupações de um bom acolhimento. Voltar a ter Carnaval de Estarreja é o sinal de retoma que todos precisamos.”