A exposição do concurso “Aveiro Jovem Criador 2022” é inaugurada no próximo sábado, no Museu de Aveiro/Santa Joana. Com curadoria de Marzia Bruno, a mostra ficará patente ao público até ao dia 17 de abril.
O concurso foi dirigido a jovens com idades dos 12 aos 17 e dos 18 aos 35, nas áreas de arte digital, audiovisual, escrita, fotografia, ilustração, música e pintura, e tem como principal objetivo promover a participação de todos os jovens artistas, desenvolvendo espaços de incentivo e de divulgação das ideias produzidas nas áreas artísticas a concurso, estimulando novos talentos.
Neste concurso, de âmbito nacional regista-se, novamente, um significativo crescimento na participação, com 377 candidaturas no total, com exibição final de 174 trabalhos. Serão atribuídos 12 prémios, um prémio Cidade de Aveiro, oito menções honrosas de autor e 28 menções honrosas.
Edição comemorativa
Para assinalar os 20 anos do concurso, a câmara de Aveiro tem preparada a realização de uma exposição retrospetiva, com a apresentação pública de cerca de 50 trabalhos, de vários artistas premiados nas diversas áreas das 19 edições anteriores. Esta mostra irá decorrer em diversas localidades do município de Aveiro, com epicentro nos espaços das Juntas de Freguesia, de 5 de março a 30 de abril.
O Concurso Aveiro Jovem Criador é “uma aposta renovada” da autarquia a cada edição, “que continua o seu crescimento sustentado e de promoção de Aveiro enquanto espaço privilegiado de cultura e arte, aproximando-se também cada vez mais da sociedade civil e como ação contributiva para a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027”, destaca a edilidade, em comunicado.