O MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro – está de regresso, entre 1 e 3 de abril, para a sua 9.ª edição. "Artes em diálogo" é o tema escolhido para a edição deste ano da iniciativa promovida pelo município de Oliveira do Bairro.
O festival começa a 1 de abril, às 21h00, na Cerâmica Rocha, com o lançamento oficial de "Piano Oceano", composto por Mariana Miguel, e com a apresentação de duas obras videográficas produzidas pela artista. No mesmo dia, às 22h00, a festa continua no auditório do Quartel das Artes, onde o rock do grupo “Más Companhias” se vai juntar à sonoridade sinfónica da Banda Filarmónica da Mamarrosa. Um concerto especial que será “colorido” com ilustrações feitas em tempo real pela artista Maria Mónica.
No segundo dia do festival, 2 de abril, às 15h30, o Conservatório de Artes da Bairrada sobe ao palco do Quartel das Artes para o concerto visual "Crux Pietatis", com o tema da Paixão de Cristo.
Segue-se, às 21h00, na sala de exposições do mesmo espaço, a palestra "A Composição, Orquestração e Produção Musical nos dias de hoje", um projeto didático desenvolvido pelo músico Vasco Miranda. Uma hora depois, às 22h00, o auditório do Quartel das Artes recebe o espetáculo "Animatógrafo", levado ao palco pela União Filarmónica do Troviscal, em que a música e o cinema se complementam.
Finalmente, no dia 3, às 15h30, os músicos da FUOB - Conservatório de Artes e Comunicação encerram o festival com o projeto comunitário "Cértima Orquestra".
Lília Ana Águas, vereadora da cultura da câmara de Oliveira do Bairro, realça o facto desta edição do MOB não só marcar “o regresso do público às plateias, depois das anteriores edições terem decorrido em formato online”, mas também o facto de voltar a ter “um carácter solidário, uma vez que as receitas apuradas nos espetáculos vão reverter, na sua totalidade, a favor das IPSS do concelho”.
Os bilhetes para os espetáculos já estão à venda. Custam dois euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Quartel das Artes de Oliveira do Bairro, no máximo de dois bilhetes por pessoa.