Quatro anos depois de se ter afastado dos palcos por motivos de saúde, Jorge Cruz está de volta! Numa mensagem partilhada nas redes sociais, o músico aveirense anunciou dois concertos especiais para os próximos dias 13 e 19 de abril, respetivamente, na Casa da Música, no Porto, e no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Duas apresentações únicas, a voz e guitarra, em que promete revistar alguns temas que marcaram o seu percurso, bem como dar a conhecer canções novas que tem vindo a compor. Os bilhetes já estão disponíveis.
“Já há alguns anos que andava distante da minha própria música. Muitos planos, discos e canções terminadas tinham ficado em suspenso, depois da minha realidade ter mudado. E, na vida nova, pegar nesses projectos, juntar músicos, fazer ensaios, ir para estúdio ou dar concertos era a última coisa que desejava fazer. Por outro lado, novas ideias musicais continuavam a habitar-me a mente, só não conseguia ver uma maneira viável de as pôr em prática”, descreve o músico.
“Foi quando estava a desenvolver ideias para outro artista que um novo rumo se anunciou. Em vez de compor mentalmente, como me habituei a fazer desde o início de Diabo Na Cruz, achei que naquele caso deveria compor primeiro na guitarra. E foi assim que me vi à procura de coisas no instrumento, como não fazia há bastante tempo. Rapidamente, dei por mim a fazer uma música suave, que era o que me apetecia ouvir. Experimentei dedilhados e diferentes abordagens rítmicas. Disse para comigo: talvez a saída seja mais simples do que parece”, continua o aveirense, admitindo que, desde aquele momento, não mais largou a guitarra.
Resultado? Um conjunto de canções novas, base de “um novo álbum e uma nova etapa”, que Jorge se propõe a gravar “sem pressão nem prazos” e que gostaria de “experimentar tocá-las diante de um público, em concertos únicos, só com viola e voz, ou mais algum acompanhamento suave que, entretanto, deseje incluir”.
*Foto: Joana Linda