Depois de dois anos de pandemia, Estarreja prepara-se para voltar a viver a sua festa de Carnaval em pleno, com toda a alegria e folia a que já nos habituou. O programa estende-se de 4 a 21 de fevereiro, mas a grande festa de abertura está marcada para a noite de 11 de fevereiro, ao ritmo das canções de Toy.
Os corsos de domingo e terça-feira, a par com as Marchas Luminosas, voltam a assumir lugar de destaque no programa. E para aqueles que quiserem começar já a entrar no ritmo, há dois workshops de samba fitness agendados (dias 21 e 28 de janeiro, pelas 14h30, na Praça Francisco Barbosa).
“Vamos trazer para a rua um Carnaval muito bom”, garantiu Diamantino Sabino, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na apresentação do cartaz que volta a apostar na Praça Francisco Barbosa para as festas noturnas. É aqui que será montada a tenda do Espaço Folia, mantendo-se os corsos no Parque Municipal do Antuã. A qualidade dos desfiles também está mais do que garantida, com a perspetiva de que “o São Pedro se empenhe” em manter o tempo seco, reparou o autarca.
Nesta edição, segundo destacou a vereadora Isabel Pinto, volta a haver especial cuidado no acolhimento do público, “desde o momento em que entram na cidade” - haverá autocarros a assegurar o transporte dos visitantes entre o estacionamento e o local dos desfiles.
E os resíduos que vierem a ser recolhidos durante a festa têm como destino serem “transformados em valor”, que reverterá para os cuidados oncológicos pediátricos - mais concretamente para as crianças que recebem tratamento no Hospital Pediátrico de Coimbra.
Pedro Silva, presidente da Associação de Carnaval de Estarreja, prometeu uma festa "em cheio", notando que os grupos "têm crescido a nível de espetáculo".
Além de Toy, o programa deste ano prevê, ainda, as atuações de Nel Monteiro, na noite das Marchas Luminosas (15 de fevereiro) e Rouxinol Faduncho, no sábado 18 de fevereiro.