Se há terra que tem a fama (e também o proveito) de ter peixe verdadeiramente fresco é a praia da Vagueira, em Vagos - quem nunca assistiu à Arte Xávega que por ali ainda se pratica ou visitou o seu Mercado de Peixe, não sabe o que perde. Conhecida pelas suas boas caldeiradas, a Vagueira está agora em condições de também corresponder às expetativas dos amantes de peixe fresco sob a forma de sushi. O restaurante Rosa Sushi acaba de abrir portas no nº 25 da Avenida Claudino Santos Costa, juntando outros dois ingredientes de peso: vinho e arte.
Assim que entramos, salta-nos à vista o balcão de madeira da autoria do escultor Paulo Neves, artista que também tem patente a sua arte nas paredes do restaurante, a par com o escultor Orlando Almeida. A proposta, contam-nos depois, passa por ir alterando as obras que decoram as paredes, no âmbito de uma parceria estabelecida com o espaço Giro Microarte, também ele sediado na Vagueira.
E desengane-se quem possa pensar que no Rosa Sushi a arte se cinge às esculturas e quadros que decoram o espaço. Assim que os pratos começam a chegar à mesa, dedicamos alguns minutos a apreciar a forma como a comida é apresentada. A escolha recaiu num Setto (combinado de sushi e sashimi) “Dois Momentos”. Estes combinados são uma das apostas fortes da casa, mas a carta é rica, apresentando uma grande variedade de entradas, temaki, sashimi, hosomakis, nigiris, gunkans, entre outros. Para os menos dados a sushi, o menu contempla vários pratos de cozinha japonesa, desde noodles a grelhados, sem esquecer os caldos quentes.
O prato forte da casa - ou seja, o peixe - vem, quase todo, diretamente do Mercado da Vagueira para o restaurante. As exceções são o atum Balfegó, que vem de Espanha, e o salmão selvagem, oriundo da Noruega. Tudo o resto, sai diretamente das bancas do mercado daquela praia e há até planos para, quando começar a época da Arte Xávega, ir com os pescadores ao mar. Foi a eles, e também às mulheres que vendem o peixe no mercado, que o restaurante foi buscar inspiração para o nome. Uma “homenagem a todos os que dedicam a sua vida ao mar, nos barcos, lotas ou mercados”, concentrada num nome tradicional da mulher portuguesa, “a tal que transporta consigo o espírito do sal e da costa”, é destacado no texto de apresentação do restaurante.
Aberto de quarta-feira a domingo, o Rosa Sushi resulta da iniciativa de Pedro Silva, empresário natural de Vagos, e de Gonçalo Fonseca, aveirense que conta com uma vasta experiência na área do sushi. O principal objetivo passa por aproveitar as mais-valias que a Vagueira tem para oferecer em matéria de peixe, associada à sua proximidade à Bairrada, região vitivinícola que merece honras de destaque na carta, a par com o Dão, Douro, Alentejo e Távora Varosa.
Créditos das fotos: Fermento Design & Comunicação