A Praia da Vagueira vai passar a contar com um Campo de 3x3 BasketArt, na sequência do protocolo estabelecido pela Câmara Municipal de Vagos, Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol de Aveiro e Associação Cidade Social. A inauguração está marcada para dia 1 de abril, pelas 10h00.
O 3x3 Basketart é uma medida desenvolvida pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) no quadro do seu Programa Nacional de Promoção da modalidade.
Este programa desafia os municípios do país a constituírem-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes, através da prática informal do basquetebol numa variante do jogo mais simples por forma a obter uma adesão e participação de todos.
O campo da praia da Vagueira foi pintado pelo artista Gonçalo Ribeiro, que quis representar “um campo de basquete e dois titãs de peso que se confrontam no mesmo espaço; onde esse confronto é o seu equilíbrio pois, um não pode existir sem o outro”. Esse titãs, esclarece, “também representam a Vagueira, pois são a água, pela ria e o mar, e a terra pela sua gente e agricultura”.
“O basquete como um desporto de competição é perfeito para esta analogia mítica sobre estes elementos que coabitam este espaço criado para um clash eterno. O esquema de cores usado mostra uma terra de cores quentes e a água em tons de um azul suave contrastando entre si. Serve, também, como um alerta para essas fontes de vida porque sem elas não existimos e o quanto precisamos cuidar e passar essa mensagem para as gerações do futuro", faz questão de reparar.