A cidade de Aveiro – mais concretamente o bairro da Beira-Mar - prepara-se para entrar em festa durante três dias. Nos próximos dias 20, 21 e 22 de setembro prepare-se, pois se visitar aquele local, deverá encontrar ruas movimentadas, cheias de ‘’vida’’ e de atividades.
Isto porque decorre a segunda edição do São Gonçalinho Street Arts Fest, evento promovido pela Mordomia de São Gonçalinho e que se define como um festival urbano de artes performativas de rua. Neste evento destaca-se o facto de as pessoas do histórico bairro abrirem as suas casas para receber concertos intimistas e todos aqueles que queiram assistir.
Foi num desafio lançado à Mordomia, pelo saxofonista/músico Henk van Twillert, que este evento teve origem e que tem por base a convivência entre as pessoas da comunidade.
Apesar de estar localizado numa zona especifica da cidade, o festival, com entradas gratuitas, é aberto à restante comunidade. Além de atuações em casas particulares, será possível presenciar concertos, performances de rua, recitais de poesia e mostras de arte urbana quer na praça pública quer em palcos improvisados.
Num trabalho conjunto oferecido à cidade, através da associação entre diversas pessoas e entidades, como academias e escolas de arte, companhias de teatro, entre outros, pretende-se um aderir e aproximar da população que justifique que este novo evento possa perdurar no futuro.
Diríamos nós que, além de arte e São Gonçalinho, as outras palavras-chave que completam este festival são, sem dúvida, convívio, participação coletiva e comunidade.
* Créditos da foto: Ases Vorazes