A exposição “I Love Aveiro” tem a inauguração marcada para o dia 11 de maio, quinta-feira, pelas 18h30, no Museu de Aveiro/Santa Joana. Trata-se de uma exposição sobre Aveiro, destacando quatro grandes linhas dedicadas à identidade, sustentabilidade, tecnologia e cultura.
Quem Somos? Onde vivemos? O que seremos? E como vivemos? Estas questões são o mote da exposição que desvela Aveiro, um território com uma identidade coletiva dinâmica, alicerçada num profundo sentimento de pertença a um território sempre aberto, coeso, orgulhosamente diverso e inclusivo, assente em valores humanistas inalienáveis. Aveiro como testemunho de uma cidade que prospera sem constituir ameaça à vida natural e humana; um palco de experimentação, inovação e fecunda contaminação cruzada com o setor artístico, apresentando projetos e eventos de base tecnológica que lançam pontes ao futuro; e, finalmente, Aveiro, cidade de cultura, porto de abrigo, cais de chegadas, de partidas e de encontros, ancoradouro de valores primaciais da comunhão humana: a liberdade e a democracia.
“I Love Aveiro” integra, ainda, uma “sala de estar”, onde os visitantes podem repousar e conhecer mais e melhor Aveiro, através da consulta de publicações diversas ou do visionamento de vídeos sobre o território.
Destaque para os “Momentos I Love Aveiro”, uma programação integrada na dinâmica de mediação da exposição, que contemplará diversas atividades culturais protagonizadas por artistas locais.
I Love Aveiro pode ser visitada até ao dia 2 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Tem entrada gratuita e visitas guiadas mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.
Novas exposições também nos museus da Cidade e Arte Nova
Os museus da Cidade e Arte Nova também se preparam para receber novas exposições. “Aveiro no Feminino – Lugares no Feminino” é o título da mostra que é inaugurada esta terça-feira, dia 9 de maio, pelas 19h00, no Museu da Cidade. Esta mostra é a primeira de uma trilogia de exposições que pretende contribuir para uma maior visibilidade do universo feminino em Aveiro e do seu papel estruturante na construção da cidade e da comunidade.
A mostra aborda a temática da toponímia feminina relacionando-a com a ocupação do território, com as vivências sociais do quotidiano citadino e com as figuras que, ao longo do tempo, se destacaram na sociedade aveirense. A exposição é visitável até ao próximo dia 24 de setembro.
No dia seguinte, 10 de maio, também às 19h00, abre a exposição “Animais e Arte Nova. Um Animalário nas Ruas de Aveiro”, no Museu Arte Nova. Esta mostra dá seguimento à exposição que esteve patente, no ano passado, “Natureza e Arte Nova. Um Herbário nas Ruas de Aveiro”, dedicada à identificação das espécies botânicas representadas em alguns edifícios aveirenses.