O largo de S. Miguel, em Soza, prepara-se para receber mais uma Feira da Abóbora. De 20 a 22 de setembro, a proposta passa por perpetuar saberes e sabores naquela que é já a oitava edição do certame promovido pela Confraria dos Sabores da Abóbora e pelo município de Vagos.
O programa da feira compreende a apresentação do doce a “Delícia de Soza”, pelo chefe João Moreira, o concurso “Sopas da Terra”, bem como culinária ao vivo para crianças - com o apoio da Escola Profissional Infante D. Henrique. Do programa consta, ainda, o concurso da maior abóbora e os concursos de escultura e papas de abóbora, entre outras iniciativas.
Nesta feira não irão faltar tasquinhas, insufláveis, sessões de reflexologia, exposições e mostras de vários produtos regionais, espetáculos musicais e muita animação, assegura a organização.
O evento, que visa divulgar e mostrar a potencialidade da abóbora - tão utilizada, ao longo dos tempos, no concelho de Vagos - assim como valorizar e promover os recursos endógenos da região, tem vindo a crescer de ano para ano. Sinal da “importância que a feira tem para os produtores e visitantes, surgindo como elemento diferenciador e de promoção do setor agrícola e da economia local”, destaca a autarquia vaguense,
A Feira da Abóbora é uma das ações promovidas pela Confraria dos Sabores da Abóbora, pelo município de Vagos e pela junta de freguesia de Soza, que se tem revelado de extrema importância para a divulgação deste fruto/legume no mercado nacional e mesmo internacional.