Estão garantidos 49 espetáculos em 23 dias de festival, mobilizando um total de 900 pessoas, entre artistas, voluntários e técnicos. O AgitÁgueda está de regresso e, entre os dias 1 e 23 de julho, irá transformar a cidade aguedense “num palco gigante onde tudo pode acontecer”. O cartaz dos grandes concertos é liderado por nomes como os da banda britânica The Stranglers (15 de julho), Matias Damásio (22 de julho) e Peste & Sida (13 de julho), assim como pelas atuações que juntarão três bandas do concelho de Águeda a artistas nacionais, como é o caso de Olavo Bilac (1 de julho), UHF (9 de julho) e Os Azeitonas (16 de julho).
Mas há mais - muito mais - para ver e ouvir durante o evento que tem como imagem de marca a instalação dos guarda-chuvas coloridos, que cobre as ruas da cidade. Arte urbana, teatro de rua, desporto e atividades náuticas, gastronomia e artesanato também preenchem o programa. Tudo com entrada gratuita.
Tal como manda a tradição, o festival volta a contemplar o Carnaval Fora D´ Horas, o Color Day, a Mad Parade, o Encontro de Estátuas Vivas, e os After-Hours com DJ’s, sem esquecer o espaço Agita Kids para os mais novos. O Agita Kids vai ficar instalado no pavilhão do GICA, permitindo que os pais possam recorrer ao serviço de “babysitting” e deixar os seus filhos, por um tempo determinado num ambiente seguro e divertido. Entre os equipamentos onde os mais pequenos se podem divertir enquanto os seus pais esperam no interior ou aproveitam para passear um pouco pela cidade, estão um parque de trampolins e um parque de insufláveis (escorregas e obstáculos e até um “homem-aranha”), uma zona onde as crianças podem fazer modelagem de balões ou uma pintura facial, entre muitas outras diversões.
“É uma cidade inteira a trabalhar e a dedicar-se a este evento”, vincou Edson Santos, vice-presidente da câmara de Águeda, durante a apresentação do programa que envolverá um investimento na ordem dos 900 mil euros. O autarca não escondeu que houve um aumento em relação aos valores dos anos anteriores por força da inflação. O retorno, acredita, será grande, tanto mais porque os efeitos do AgitÁgueda vão muito para além dos 23 dias de festival - e para os quais são esperados cerca de 250 mil visitantes.
“O AgitÁgueda é uma imagem de marca de Águeda mas também é já uma imagem de Portugal no mundo”, destacou, por seu turno, Jorge Almeida, presidente da autarquia, aludindo à fama que a instalação dos guarda-chuvas coloridos conquistou a nível internacional.
Piscina e atividades junto ao rio
A piscina flutuante modelar vai voltar, este ano, a estar colocada no Rio Águeda, junto ao Largo 1.º de Maio, com duas áreas, uma para iniciantes (infantil) e outra para adultos. Trata-se de um equipamento de construção modular ligeira, com sistema de adaptação à variação do nível da água e de fácil aplicação/remoção sempre que haja necessidade.
Os visitantes poderão usufruir, todos os dias durante a tarde, de várias experiências no rio, sendo disponibilizados equipamentos como barcos de canoagem e gaivotas.