O quinto grupo de exposições individuais do programa “O Desenho como Pensamento” abre a 15 de julho, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA), às 17h00, e na Biblioteca Municipal Manuel Alegre (na foto), às 17h20. Nos dois locais inaugura-se a Exposição “Sativa”, de Catarina Leitão, com curadoria de Alexandre Baptista. O grupo de eventos inclui, ainda, mostras de Pedro Valdez Cardoso e Jorge Martins e outras iniciativas que decorrem em Águeda e em Aveiro.
Na ESTGA-UA, Catarina Leitão apresenta a sua obra integrada no Little Museum, um módulo instalado no átrio da Escola Superior que, lembrando os antigos gabinetes de curiosidades, remete os visitantes para as exposições que vão sendo ciclicamente renovadas na Biblioteca Municipal Manuel Alegre durante o decorrer do programa “O Desenho como Pensamento”.
Na véspera da inauguração das exposições individuais, a 14 de julho, pelas 18h30, o Centro de Artes de Águeda é palco de uma conversa paralela sobre “O Desenho como processo do trabalho científico” com a participação de Fernando Correia - Professor da Universidade de Aveiro (UA): Ilustrador Científico; de Guida Cassela-Professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL): Ilustradora Científica; e de António Manuel Silva - Arqueólogo: Investigador integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar Cutura, Espaço e Memória (CITCEM).
O ciclo “O Desenho como Pensamento” é uma iniciativa de Alexandre Baptista com a Câmara Municipal de Águeda, em parceria com a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e a Universidade de Aveiro.
O ciclo de exposições e conversas “O Desenho como Pensamento” estende-se até 30 de setembro com um programa que contempla obras de dezenas de artistas.