Até domingo, Aveiro está transformada num grande palco por conta do Festival dos Canais. Há dezenas de espetáculos gratuitos para ver em vários locais do centro da cidade. Destaque para “Black Victorians”, da encenadora e coreógrafa britânica Jeanefer Jean-Charles, que celebra e honra a presença das comunidades negras na era vitoriana (este espetáculo pode ser visto sexta, sábado e domingo, pelas 17h30, no Largo de São Gonçalinho) e para “Sylphes”, da companhia Aerial Strada (vai poder vê-lo no sábado, a partir das 21h45, numa parada que segue ao longo do Canal Central, a partir da antiga Capitania, e tem o ponto alto no Cais da Fonte Nova). Sem esquecer os concertos dos D.A.M.A, com Buba Espinho (esta sexta, às 22h00), e de Camané, António Zambujo e Ricardo Ribeiro (domingo, às 19h30). O melhor é conferir o programa e sair para a rua.
Por Águeda, o quinto grupo de exposições individuais do programa “O Desenho como Pensamento” abre este sábado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA), às 17h00, e na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, às 17h20. Nos dois locais inaugura-se a Exposição “Sativa”, de Catarina Leitão, com curadoria de Alexandre Baptista.
Referência, também, para o AgitÁgueda. Esta sexta-feira, há concerto dos Anjos; no sábado, a noite está por conta dos The Stranglers e, no domingo, Os Azeitonas juntam-se à Orquestra 12 de Abril.
Por Estarreja, este fim de semana “Há Festa na Quinta!” de Egas Moniz. Marcando os 55 anos da abertura da Casa-Museu Egas Moniz e renovando o convite a toda a população para que visite a casa onde nasceu e viveu o único Prémio Nobel português da Medicina, abrem-se os portões da Quinta do Marinheiro para três dias de atividades culturais e de lazer. Destaque para o “Baile dos Candeeiros” que acontece na noite deste sábado, pelas 22h00.
Em Anadia, a Orquestra Desigual da Bairrada vai animar a Praça da Juventude esta sexta-feira, pelas 22h00, no âmbito do projeto “Às Sextas na Praça”.
A escolha é sua. Bom fim de semana.