A edição de 2023 do Festival do Bacalhau, realizada entre os dias 9 e 13 de agosto, "cumpriu as expectativas", garante a câmara municipal de Ílhavo, em comunicado de balanço enviado às redações. Durante cinco dias, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré terá recebido perto de 180 mil visitantes. Foram servidas cerca de 22 mil refeições nos dez restaurantes, duas padarias e dois bares de associações locais. A autarquia sublinha que "esta edição representou um aumento qualitativo nas condições de trabalho das associações, com um novo modelo de cozinhas modulares, em contentores devidamente credenciados para o efeito".
No que à animação musical diz respeito, destaque para a noite de 11 de agosto e para o concerto de David Carreira - "o segundo concerto com maior afluência de sempre" na história do evento, estima a câmara municipal. Pelo mesmo palco, passaram José Malhoa (9 de agosto), Anjos (10 de agosto), Agir (12 agosto) e Sara Correia (13 agosto). Ao todo, a autarquia conta que tenha assistido aos cinco espetáculos musicais cerca de 80 mil pessoas.
Quanto ao Pavilhão Âncora - palco de 18 showcookings e de uma mostra dos trabalhos de mais de três dezenas de artesãos ilhavenses - recebeu a visita de 36 mil pessoas.
Quatro mil pessoas terão aproveitado o Festival do Bacalhau para visitar o Navio-museu Santo André. Importa referir que, no decorrer do festival, foram realizadas visitas especiais, orientadas por antigos tripulantes. No “Forte das Brincadeiras”, espaço dedicado aos mais novos, as várias oficinas, ateliers e jogos desafiaram a criatividade de mais 2 mil crianças.
Este ano, a "Corrida Mais Louca da Ria" contou com a participação de 23 embarcações – 20 associações e 3 empresas - e a assistência de cerca de 10 mil pessoas. Já a "Volta ao Cais em Pasteleira” contou com 300 participantes, que pedalaram entre o Cais dos Bacalhoeiros e o Jardim Oudinot.
"Cada vez mais, verifica-se que o Festival do Bacalhau deixa de ser considerado apenas um evento para comer um bom prato de bacalhau e assistir a um concerto, passando a registar-se uma forte afluência do público nas diferentes áreas programáticas do evento, em particular no Forte das Brincadeiras, dedicado às famílias", conclui a organização.