Nuno Guedes Campos Trio, interpretando L’octo-Motive”, a 14 de novembro, em Águeda, e a homenagem ao compositor e anterior programador dos Festivais de Outono (FO), António Chagas Rosa, a 16, na Universidade de Aveiro (UA), são os grandes destaques da programação dos Festivais de Outono para os próximos dias. Antes disso, o duo de guitarra portuguesa e violão, com Miguel Amaral e Yuri dos Reis, interpreta compositores portugueses e brasileiros, a 13 de novembro (21h30), no Laboratório das Artes/Teatro Vista Alegre, Ílhavo, e o pianista Paulo Oliveira traz compositores ibéricos à UA, a 14 de novembro (21h30).
O agradecimento a António Chagas Rosa inclui um concerto, pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, com composições suas, e a mesa redonda com intervenções de Jorge Castro Ribeiro, Diana Ferreira, Pedro Amaral e o próprio compositor, e está agendado para 16 de novembro, às 21h30, no auditório do CCCI, no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.
Professor no DeCA e membro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, unidade de investigação em que participa a UA, Chagas Rosa é doutorado em Música pela UA (2006), viveu na Holanda, entre 1984 e 1996, onde fez estudos sobre Piano Contemporâneo e Repertório de Música de Câmara.
Como compositor tem desenvolvido uma extensa atividade, através de encomendas tanto de instituições portuguesas, como de instituições estrangeiras. Foi distinguido com o Prémio de criação da Associação Holandesa de Compositores (1993) e uma "Victoire de la Musique" (Radio France, 2007) pelo CD "Les Sorcières" com o Ensemble Musicatreize.