O município de Vagos vai levar a cabo, de 24 a 28 de abril, o evento “Entre Ler e Brincar – As Artes têm lugar”. Esta atividade de índole cultural e artística vai ter lugar em cinco espaços diferenciados do centro da vila de Vagos, com especial enfoque no Largo da Biblioteca Municipal João Grave e no Largo do Museu do Brincar, mas com as atividades a acontecerem também no Jardim S. Sebastião, Praça da República e Praça do Município.
Estes cinco dias serão repletos de atividades que irão da animação de rua ao artesanato, passando por contos e histórias, teatro, espetáculos e concertos, dança, gastronomia, oficinas de artes, jogos tradicionais, insufláveis, pinturas faciais e muito mais.
Esta edição de 2024 vai ter como grande destaque as comemorações dos “50 anos do 25 de Abril em Vagos”, apresentando um conjunto de iniciativas alusivas àquele que é o momento mais importante da história moderna de Portugal, que permitiu a instauração da Liberdade, da Democracia e do Estado de Direito.
Neste contexto, para a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vagos, Dulcínia Sereno, a edição de 2024 do “Entre Ler e Brincar – As artes têm lugar” marcam a continuidade de um projeto cultural do município de Vagos que está devidamente consolidado e que, mais uma vez, irá mesclar o conceito das artes, associado ao Brincar, sendo por isso a Biblioteca Municipal João Grave e o Museu do Brincar, precisamente os pontos centrais de um evento que, este ano, tem ainda mais simbolismo, com a celebração do cinquentenário do 25 de Abril.
Assim sendo, numa perspetiva de homenagem e respeito, a programação do “Entre Ler e Brincar foi construída muito à volta desta temática e, à semelhança das edições anteriores, queremos que seja um sucesso.”