1 – Museu de Aveiro
Um ótimo local para conhecer arte sacra portuguesa, sendo imprescindível visitar a Capela e o Túmulo de Santa Joana Princesa, uma obra-prima de arte barroca em mármore com elementos escultóricos influenciados pelo gosto italiano. Trata-se de um antigo convento dominicano que, através da pintura, da escultura e de azulejos, conta a vivência da comunidade de freiras ao longo de cerca de quatro séculos.Situado na Avenida de Santa Joana, em Aveiro, pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10 às 12.30 e das 13.30 às 18 horas.

2 – Aliança Underground Museum – Sangalhos, Anadia
Museu com obras de arte espalhadas por parte das Caves Aliança. Contempla oito coleções de Joe Berardo, de áreas como arqueologia, etnografia, mineralogia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma extensão temporal de milhares de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do colecionador em eternizar peças e obras de arte de múltiplas origens e com significado histórico.O museu situa-se na Rua do Comércio, Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos.

3 – Museu de Religiosidade Marítima – Ílhavo
Permite entender um pouco melhor a fé e a importância que os homens que andaram na pesca sentiam em alturas de grande perigo. Situado junto ao Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo, relaciona a atividade piscatória de uma parte significativa da população ilhavense com a fé, para que o trabalho em alto-mar seja bem-sucedido, na medida em que, algumas vezes, custa a própria vida.

4 – Museu do Brincar – Vagos
Um museu para brincar! Os visitantes podem interagir com a exposição. Não se destina apenas às crianças, mas também aos mais velhos, que ali podem reativar as suas memórias de infância e ter uma perceção do que mudou ao longo das décadas. A sua coleção ronda já os 20.000 brinquedos e outros objetos relacionados com o mundo infantil.Localizado na Rua dos Bombeiros Voluntários de Vagos, o Museu do Brincar pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10 às 12.30 e das 14 às 17.30 horas.

5 – Museu Vista Alegre
Conta a história da fábrica, permitindo fazer uma viagem pelo mundo da porcelana, pretendendo mostrar a evolução estética da sua produção, bem como a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX, através de um dos mais completos espólios museológicos do género. O circuito do museu também inclui a Capela em Honra a Nossa Senhora da Penha de França e a Oficina de Pintura Manual da Fábrica da Vista Alegre, onde é possível observar o trabalho de pintura cerâmica.Está aberto todos os dias, das 10 às 19 horas.

6 – Casa das Pedras Parideiras – Arouca
Ali pode compreender-se melhor este fenómeno geológico. No seu exterior, de acesso gratuito, é possível observar a rocha granítica e as concavidades de onde os nódulos negros se foram destacando, ao longo de centenas de anos, através dos processos naturais de desgaste e erosão. O desconhecimento fez com que já os povos da Idade do Bronze olhassem de forma curiosa para esta rocha, havendo várias histórias sobre ela que se podem conhecer nesta visita.Situado na Rua de Santo António, Aldeia da Castanheira, o museu está aberto todos os dias, das 9.30 às 12.30 e das 14 às 17 horas.
7 – Museu Nacional Ferroviário - Águeda
Um museu pequeno, mas com muita história e peças centenárias, como carruagens e ferramentas utilizadas há mais de 100 anos. Conta parte da história ferroviária, possuindo máquinas de linha estreita. As máquinas ali expostas estão em perfeitas condições e as crianças podem explorar todos os recantos deste museu.Situa-se na Rua Eng.º Ferreira de Mesquita, em Macinhata do Vouga.

8 – Museu de Santa Maria de Lamas
Conserva um grande espólio religioso e outro tipo de obras produzidas a partir da cortiça. Resultante do espírito colecionista do seu fundador, o industrial corticeiro Henrique Amorim, este museu destaca-se pela qualidade, quantidade e variedade do seu espólio. Apresenta coleções de arte sacra, estatutária portuguesa, etnografia, ciências naturais, escultura em cortiça e arqueologia industrial. O museu localiza-se no Largo da Igreja, no Parque de Santa Maria de Lamas, em Santa Maria da Feira, podendo ser visitado todos os dias, das 9.30 às 12.30 e das 14 às 17 horas.

9 – Museu Militar do Buçaco
Fica ao lado da Mata do Buçaco, sendo um espaço interessante para quem gosta de história. Percebem-se bem as fases da Batalha do Buçaco (de 1810), através das maquetes, vídeos e explicações da guia. Vale também a pena visitar a Capela de Nossa Senhora da Vitória, com a imagem de Santo António, que participou na batalha. Ali podem apreciar-se armas, fardamento, ilustrações, mapas e um exemplar de uma peça de artilharia de campanha das tropas anglo-lusas que combateram nesta batalha integrada nas Guerras Peninsulares. O museu pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10 às 12.30 e das 14 às 17 horas.

10 – Planetário de Espinho
Equipado com sistema de projeção digital 360º 3D de alta resolução, ali o espetador é completamente rodeado de imagem e som, numa verdadeira experiência imersiva. Apresenta sessões ao vivo sobre astronomia, biologia e matemática, sendo recomendado para todas as idades. A sua atividade “Dormir com as Estrelas” leva os mais novos a participar em algo inesquecível. O Planetário situa-se na na Avenida do Centro Multimeios de Espinho.