AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Santiago Greno: jovem promessa do Beira-Mar prepara-se para o Campeonato da Europa

Atletas

Para Santiago Greno, o basquetebol é assunto de família e o Beira-Mar o clube do coração. Aos três anos, já driblava no parquet do antigo pavilhão do Alboi; agora, aos 15, a jovem promessa do Beira-Mar e da Seleção Nacional está prestes a terminar uma época recheada de conquistas individuais e coletivas, um ano memorável que ainda pode vir a ser coroado com uma boa prestação no Campeonato da Europa. Uma coisa é certa: “Quanto mais jogo, mais me apaixono pelo basquetebol”, confessa o jovem aveirense.

Descrito como um jogador rápido, inteligente, que gosta de lançar ao cesto, mas também de envolver os colegas no jogo, Santiago prefere sublinhar “a garra de quem nunca desiste” como a característica que melhor o define. Antes de se interessar pela elite europeia do basquetebol e, particularmente, pelas equipas e atletas que brilham na liga portuguesa, cresceu a ver a NBA, tendo em LeBron James e Kobe Bryant as suas maiores referências. O argentino Facundo Campazzo, do Real Madrid, e o norte-americano Kevin Punter, do Barcelona, assim como Neemias Queta – o primeiro português a jogar (e a ser campeão) na NBA – e Rafael Lisboa também integram o leque de atletas que gosta de acompanhar. 

Há 12 anos que Santiago Greno enverga o emblema do ferro almirantado e as cores aurinegras. Nesse período, viveu muitos jogos inesquecíveis, desfrutou de experiências únicas e divertiu-se à grande. Uma das jornadas mais marcantes, no entanto, é bastante recente e culminou com o Beira-Mar a sagrar-se vice-campeão nacional de basquetebol Sub-16 Masculinos. Depois de um campeonato distrital em que se mantiveram invictos, a equipa de Santiago conseguiu ser uma das quatro a chegar à final four do campeonato nacional, juntamente com os três grandes – FC Porto, SL Benfica e Sporting CP. “Na fase final, começámos por ganhar ao Benfica, num jogo que só ficou decidido no prolongamento, depois vencemos o Sporting por um ponto e fomos discutir o lugar de campeão com o [FC] Porto”, descreve o atleta.

 

 

De acordo com a FPB – Federação Portuguesa de Basquetebol –, os adeptos que marcaram presença no Pavilhão Gimnodesportivo José Mário Cerejo, em Vila Franca de Xira para assistir à partida que colocou frente a frente o Beira-Mar e o FC Porto, tiveram direito a “jogo simplesmente frenético”, um verdadeiro “hino à emoção”. O Beira-Mar até esteve quase sempre por cima no marcador, mas um lançamento da linha de três pontos nos segundos finais da partida acabaria por ditar a vitória da equipa portista. 

“Estivemos muito perto”, comenta Santiago, garantindo que a derrota não lhe trouxe qualquer sentimento de desânimo ou frustração. “Apesar daquele ponto ter acabado por ditar o campeão, tenho a consciência que cada um dos nossos jogadores deu tudo quanto tinha e isso é o mais importante”. “Fizemos uma época incrível! Não é qualquer equipa que chega à final com os três grandes e consegue disputar todos os jogos de igual para igual. Nós estávamos a ganhar por dois pontos, o jogo podia ter caído para qualquer lado. O lançamento entrou e caiu para eles”, completa. Santiago Greno foi um dos jogadores em maior destaque daquela final a quatro, tendo sido considerado o MVP (jogador mais valioso). “O que mais me importa é ganhar o jogo, mas é claro que sabe ainda melhor quando consigo alcançar uma boa prestação individual”, reconhece. Santiago viu ainda o seu nome incluido no “cinco ideal” da competição, ao lado de Simão Cordeniz, também do Beira-Mar – o clube aurinegro foi o único a ter dois atletas nesta seleção de excelência –, João Conceição, do Sporting CP, Miguel Sousa, do SL Benfica, e Santiago Silva, do FC Porto. 

Agueda Publicidade

O atleta aveirense viria a ser novamente reconhecido como MVP, já no decorrer deste mês de julho, desta vez, no Youth Trophy, um torneio internacional disputado no Luxemburgo que a Seleção Nacional Sub16 Masculina venceu. 

Santiago Greno estreou-se por Portugal em agosto de 2022, em Íscar (Valladolid), num jogo que opôs as equipas Sub14 portuguesa e espanhola e, no dia em que conversou com a Aveiro Mag, preparava-se para partir para mais um estágio de preparação da Seleção Nacional para a prova europeia que se avizinha. No âmbito desta concentração, a equipa portuguesa vai ter a oportunidade de participar, nos dias 26, 27 e 28 de julho, na edição inaugural do Torneio Internacional de Almeirim e de jogar frente às formações da Grã-Bretanha, Hungria e Eslováquia. Depois, os jovens atletas ao comando do selecionador André Cardoso voltarão a encontrar-se em Rio Maior, de 1 a 4 de agosto, para logo a seguir viajarem para Skopje, na Macedónia do Norte, onde vão participar, de 8 a 13 de agosto, no Campeonato da Europa, Divisão B. 

Na expectativa de poder representar as cores nacionais nesta competição continental, Santiago não esconde a “ambição de subir de divisão”. O primeiro objetivo passa por ultrapassar a fase de grupos, na qual vão ter pela frente Suíça, a Bósnia-Herzegovina e a Hungria, no entanto, uma vez cumprida essa meta, assegura Santiago, “sejam quais forem as equipas que vierem, a nossa vontade é competir, ganhar e conseguir alcançar a Divisão A”, assegura. 

No próximo ano letivo, Santiago vai ingressar no curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias, na Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro. Interessado pela área da fisioterapia, revela que também “gostava de poder vir a jogar [basquetebol] ao mais alto nível”. “Representar um grande clube português”, “jogar na EuroLiga”, “chegar à NBA” e até “ajudar a levar o Beira-Mar a grandes conquistas” são tudo sonhos do jovem aveirense.

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.