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Lançado concurso para a reconfiguração da barra de Aveiro. O que já sabemos da obra

Região

 

Acaba de ser publicado em Diário da República o anúncio do lançamento do concurso público para o “Projeto da Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Aveiro”. Este investimento consiste na elaboração do projeto de execução das obras para a melhoria das condições de navegabilidade do porto e respetivo Estudo de Impacto Ambiental, o qual visa a receção de navios de maior porte.

A concretização do presente projeto, segundo destaca a administração portuária, “permitirá aumentar a qualidade dos serviços prestados ao nível da fiabilidade e segurança das condições de acesso oferecidas, bem como capacitar o Porto de Aveiro para a oferta de novos serviços portuários e, consequentemente, para a diversificação das suas áreas de negócio e reforço do porto no seu hinterland”.

Em entrevista à Aveiro Mag no passado mês de abril, Eduardo Feio, presidente do Porto de Aveiro já tinha alertado para a importância desta obra, desvendando alguns pormenores sobre o investimento. Em causa está, em termos práticos, uma nova configuração da barra, sendo que “a intervenção mais significativa do projeto” irá “incidir no Molhe Sul”.  “A ideia é aproveitar a pedra de um lado para o outro, isto é, retirá-la do sítio onde está e repô-la no novo local”, referia, explicando que o último terço do molhe irá abrir para sul, formando um L.

“A ideia que temos é que a nova configuração da barra vai melhorar o desempenho do porto de Aveiro, facilitando a entrada de navios e permitindo que esteja menos tempo fechada à navegação”, destacou, na altura, Eduardo Feio.

A solução alcançada “tenta compatibilizar a minimização de impactos na ria e, em paralelo, atingir os nossos objetivos de forma que o porto se torne competitivo à escala global. Enquanto não chegarmos ao padrão Panamax, o porto de Aveiro não poderá competir com os outros portos”, vincou.

O concurso agora lançado diz apenas respeito ao projeto e tem um valor base de 400 mil euros. O prazo de entrega das propostas termina a 23 de setembro. Já a obra propriamente dita poderá chegar aos 30 milhões de euros.

 

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