20 anos é um número redondo e, como tal, merece uma comemoração especial. Foi com base neste pressuposto que a RTP Memória preparou algo diferente para celebrar as duas décadas de emissões e programas dedicados aos mais de 60 anos dos arquivos da estação de televisão pública. Será um programa de televisão ao vivo e acontecerá precisamente em Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura. E ainda que seja a RTP Memória a aniversariante, as prendas vão ser dirigidas à cidade e aos aveirenses. O encontro está marcado para esta sexta-feira, pelas 21h30, no Teatro Aveirense (ainda há alguns bilhetes disponíveis).
O palco da principal sala de espetáculos da cidade acolherá um Traz P´rá Frente Especial, com Inês Lopes Gonçalves a moderar o debate com um painel de luxo: Júlio Isidro, Fernando Alvim, Álvaro Costa, Hugo Van Der Ding e Fátima Campos Ferreira. “O Traz P’rá Frente era o programa âncora do canal. Uma mini tertúlia divertida, que durou oito anos”, recorda Gonçalo Madaíl, diretor da RTP Memória. “Era um programa de televisão sobre a televisão”, vinca, a propósito do formato que vai agora merecer uma edição especial. “Em vez de fazer uma gala, que não é o nosso estilo, pareceu-nos interessante comemorar o nosso aniversário com um programa ao vivo e de forma descentralizada”, acrescenta.
A cidade da ria acabou por ser a cidade escolhida para o primeiro Traz P´rá Frente Especial – a ideia passa por levá-lo, no futuro, a outras cidades – pela rapidez com que a ideia foi acolhida e também devido facto de, este ano, Aveiro ser Capital Portuguesa da Cultura. Gonçalo Madaíl reconhece que o facto de ser originário de Aveiro ajudou neste processo de ligação à direção da sala de espetáculos aveirense.
Sem levantar muito a ponta do véu – o fator surpresa tem de prevalecer -, o diretor da RTP Memória adianta que o programa a ser gravado esta sexta-feira (para emitir a 20 de outubro) será feito “com peças do arquivo e, uma vez que estamos em Aveiro, terá um pouco da história da cidade”. “Vamos fazer algumas surpresas”, assegura, notando que há vários factos marcantes e personalidades relacionadas com Aveiro que podem vir a passar pelo ecrã. “Acho que os aveirenses se vão emocionar com as memórias da cidade”, perspetiva. É já esta sexta-feira. Os bilhetes custam 7,5 euros.