Aveiro vai ter um novo museu. Chama-se Skope – Museu de Medicina e Saúde e reúne a “maior coleção nacional privada dedicada à história da medicina (da Antiguidade Clássica ao século XXI), com mais de 1.800 objetos e instrumentos de 20 especialidades”. A inauguração está marcada para esta quinta-feira, 17 de outubro. A abertura ao público acontecerá a partir da próxima semana.
Os objetos expostos nas várias salas que compõem o museu pertenciam à coleção pessoal de Hermes de Oliveira Castanhas, médico aveirense apaixonado pela sua profissão, que se dedicou a reunir peças de diferentes épocas e origens, às quais chamava “perfeições do passado”. Após a sua morte, coube à família dar continuidade ao legado, repensando o futuro da coleção e da casa que pertencia originalmente ao médico.
Localizado na freguesia de Aradas, o Skope tem cinco salas dedicadas a especialidades médicas ou importantes períodos históricos e um sótão dedicado ao tema Medicina do Futuro, com atividades interativas.
Além de querer valorizar e partilhar uma coleção única sobre a história e a evolução da medicina, a ideia passa também por pensar a saúde numa ótica de futuro e progresso. Nesse sentido, serão organizadas iniciativas no âmbito da educação para a saúde, da prevenção da doença ou do envelhecimento saudável, de forma a contribuir para a formação e consciencialização dos jovens para estes temas.