A célebre Batalha das Flores, que está na origem do Carnaval de Estarreja, volta a inspirar o projeto artístico de ilustração “Nuvens de Flores”, que vai decorar as vitrines das montras da cidade. Os comerciantes do centro da cidade podem inscrever-se nesta ação através do link bit.ly/nuvens_flores_2025. A participação é limitada às primeiras 50 montras inscritas.
Após o sucesso das edições de 2023 e de 2024 da ação “Nuvens de Flores”, a Câmara Municipal de Estarreja, através do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, convida uma ilustradora e a comunidade escolar a intervencionar as montras do comércio local da cidade e, desta forma, a celebrar o Carnaval. Sob a orientação da ilustradora Rita Ponciano e com a colaboração de jovens estudantes da Escola Secundária de Estarreja, o projeto promete transformar novamente o comércio local numa celebração visual vibrante do Carnaval de Estarreja.
Esta ação tem o objetivo de envolver o pequeno comércio nos festejos carnavalescos, integrando a ambientação da cidade, e a comunidade, numa forte alusão às origens do carnaval estarrejense e às memórias da Batalha das Flores, fortalecendo o sentimento de pertença.
No início do século XX, o cartaz do Carnaval de Estarreja de 1929 anunciava as Batalhas das Flores: “cortejos soberbos, cavalgadas brilhantes, carros allegoricos de muitíssima piada e luotas tremendas de flores, confetis e serpentinas!!!”.