A ligação aos cavalos, e o amor aos animais em geral, ainda a levou a equacionar uma carreira como veterinária. Também ponderou seguir o mundo da gestão e da área económica, mas a insatisfação com os números não tardou a manifestar-se. Refugiou-se nos desenhos, no emaranhado de traços que rapidamente chamaram a atenção daqueles que tinham a oportunidade de espreitar para os seus cadernos. Desde então, nunca mais parou de desenhar e de alimentar o sonho de viver de e para as artes. Marta Justiça tem apenas 20 anos, mas a sua vontade de singrar nas artes plásticas é enorme.
Na sua página de Instagram e website apresenta-se como sketcher (desenhadora), porque foi assim que tudo começou, com um desenho rápido, num caderno. “Como estava a estudar uma coisa que não me agradava, passava muito tempo a desenhar nos cadernos”, testemunha. “Uma vez, uns senhores abordaram-me, no café, a dizer que tinham reparado nos meus desenhos e convidaram-me a desenhar a neta deles. E assim foi. Desenhei-a, os senhores ficaram muito contentes e eu fiquei com vontade de mostrar os meus trabalhos”, recorda a jovem aveirense.
Marta Justiça descobria, assim, a sua verdadeira vocação. Apressou-se a estudar disciplinas que não tinha tido, a fim de conseguir ir a exame e obter nota para entrar num curso universitário da área - entrou em Design de Produto, na Escola Superior Aveiro Norte, da Universidade de Aveiro.
Um futuro no mundo das artes
Atualmente, concilia a frequência da licenciatura com um part time numa superfície comercial de Aveiro, ao fim de semana. No futuro, e no que depender dela, quer dedicar-se em exclusivo às artes. Mas tem consciência que tem ainda um longo caminho a percorrer.
Depois de ter tido a oportunidade de expor na Golegã, alimenta o sonho de mostrar os seus trabalhos em Aveiro, a sua terra natal. Já lhe disseram que é muito nova, que a lista de espera é grande, mas Marta Justiça não desiste. “A oportunidade surgirá a seu tempo”, comenta. Até lá, continuará a desenhar. E a dedicar-se aos estudos e aos animais – adora cavalos (pratica equitação) e cães.