A comissão política concelhia de Ílhavo do Partido Socialista deliberou designar Sónia Fernandes como candidata a presidente da Câmara Municipal, e Luís Leitão como candidato a presidente da Assembleia Municipal, no âmbito das eleições Autárquicas de 2025.
O PS/Ílhavo anuncia os cabeças-de-lista aos órgãos municipais com a convicção de que o seu projeto “é o único que propõe uma verdadeira alternativa à governação do Município de Ílhavo, conduzido sob o mesmo paradigma há 28 anos, independentemente da força política maioritária. Para tanto, a Comissão Política do PS/Ílhavo escolheu Sónia Fernandes, atual presidente do PS/Ílhavo, uma nova protagonista da vida política local, com capacidade para aportar uma nova postura e novas ideias que efetivamente renovem, no plano das ideias e das pessoas, a governação da Câmara Municipal”.
“A candidatura do PS conta com todos os que queiram uma efetiva mudança no concelho em relação às últimas décadas. Para inverter o marasmo do presente mandato, não é solução voltar às soluções do passado, derrotadas em 2021. “Mudar é votar no PS”, defende Sónia Fernandes.
Sónia Fernandes define como prioridades as áreas em que, segundo o OS, “a autarquia tem falhado persistentemente”. “Queremos um concelho inovador e dinâmico, onde o desenvolvimento económico caminhe lado a lado com a coesão social, onde o respeito pelo ambiente seja uma prioridade e onde a cultura e a identidade ilhavense sejam valorizadas. Defendo uma gestão municipal transparente e participativa, na qual todos tenham voz e se sintam parte ativa na construção do nosso futuro coletivo”, afirma a candidata.
Defende também que “é fundamental reforçarmos os serviços públicos, apoiarmos as famílias e as empresas locais, investirmos na educação e na saúde, para além dos seus equipamentos, mas também na habitação e na mobilidade, questões que não são problemáticas apenas na atualidade, tendo em conta a ausência crónica de políticas municipais nestes âmbitos. Queremos criar políticas que garantam qualidade de vida e oportunidades para todas as gerações. O nosso concelho tem um potencial imenso, quero ser a Presidente que irá concretizar esse potencial, com uma visão estratégica, competência e verdadeira proximidade com os cidadãos, sem folclore.”